São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shows em SP fazem "mash-up" da tropicália

Tom Zé se une a Roberta Sá, Júpiter Maçã e outros em releitura do movimento dos anos 60

Sob direção musical de Lucas Santtana, artistas dão novas interpretações a "Parque Industrial", "Ando Meio Desligado" e outras


RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

Tom Zé mandou retocar o céu de anil e requentar o sorriso antes de usar, e, conforme dita a lembrança do músico baiano, o júri do programa Flávio Cavalcanti decretou que aquilo não era música.
Era 1968, e "aquilo" tinha o nome de "Parque Industrial", faixa do LP "Tom Zé" que não só era música como hoje, um clássico do movimento tropicalista, encerra os shows em homenagem ao gênero na sexta edição da "Era Iluminada". Até domingo, o Sesc Pompéia, em São Paulo, recebe Tom Zé e também os mais jovens Roberta Sá, Flávio Basso (Júpiter Maçã), Isaar e Lucas Santtana, numa celebração que busca "atualizar" o repertório que revolucionou a cultura nacional.
"A idéia não é fazer cover, e sim dialogar com o que foi feito de lá para cá, numa espécie de "mash-up'", diz Santtana, cantor, compositor e diretor musical do show. Experimentar sobre as experimentações tropicalistas inclui jogar uma base à Bo Diddley (pioneiro do rock) em "País Tropical", de Jorge Ben Jor, e reler "Negra Melodia", de Jards Macalé e Waly Salomão, "numa onda [da cantora americana] Santogold". Uma e outra são interpretadas no show por, respectivamente, Júpiter Maçã e Isaar. A seleção sobre o palco, justifica Santtana, levou em conta critérios como influências do gênero na obra dos artistas (caso de Júpiter) e a mistura do regional com o moderno (Isaar). Roberta Sá, "representante da tradição de cantoras iniciada com Gal Costa", canta "Baby" (Caetano Veloso) e outras famosas em vozes femininas.
Quase ao fim, Tom Zé sobe para interpretar músicas próprias como "2001" (dele com Rita Lee) e "Nave Maria". Esta última, de 1984, é posterior ao movimento, como outras no show, mas o baiano não as considera fora de contexto: "Veja, eu fazia o que fazia sem saber se era tropicalismo. Um dia, ele veio com seu telhado proteger minha lavoura. Daí, foi embora, e continuei fazendo o que fazia antes".

ERA ILUMINADA - TROPICÁLIA
Quando: hoje e sáb., 21h; dom., 18h
Onde: Sesc Pompéia - teatro (r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11/3871-7700)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Quanto: R$ 6 a R$ 24



Texto Anterior: Conexão Pop
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.