São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Obrigado por Fumar"

Com roteiro seco como um bom dry martini, "Obrigado" é um grande filme

DE WASHINGTON

Quando "Obrigado por Fumar" foi finalmente lançado nos EUA, em março, o autor do livro que deu origem ao filme escreveu um artigo divertido na última página da revista "Time". O título era auto-explicativo: "Como conseguir entrar no cinema em apenas 12 anos". Christopher Buckley reclamava das idas e vindas do roteiro até que finalmente chegasse às telas.
Buckley é um dos mais talentosos jornalistas e satiristas políticos norte-americanos. Filho de William F. Buckley Jr., fundador da bíblia do conservadorismo "National Review", escreveu discursos para Bush pai.
No artigo, ele conclui dizendo que não gostou do resultado. Implicância e um pouco de gênero. "Obrigado por Fumar" é um grande filme.
Com o roteiro seco como um bom dry martini, mostra sem afetação e com humor como trabalha e pensa a "turma da rua K", como os lobistas são conhecidos em Washington, e seu relacionamento com a "turma do Capitólio" -promíscuo, em que o interesse de poucos prevalece sobre o da maioria.
Jason Reitman, o diretor, capta o espírito de primeira. Para tanto, conta com um elenco afiado, capitaneado por Aaron Eckhart. Poucos podem ser canalhas tão adoráveis quanto ele consegue em "Obrigado...".
Seu Nick Naylor é um homem sem nenhum caráter mas muitos recursos de personalidade, o que o torna uma força da natureza utilizada cada milímetro pela poderosa indústria do tabaco. Tudo vai bem até que... Faça um favor a si mesmo, veja o filme. (SD)

OBRIGADO POR FUMAR    
Direção: Jason Reitman
Produção: EUA, 2005
Com: Aaron Eckhart, Katie Holmes
Quando: a partir de hoje, nos cines Reserva Cultural, Villa-Lobos e circuito


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.