São Paulo, terça-feira, 18 de agosto de 2009

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"Mad Men" volta com marketing agressivo

Série sobre agência de publicidade nos anos 1960 lançou 3ª temporada em NY

Desafio para o programa é se tornar popular; texto abaixo contém detalhes sobre episódio sem data de exibição na TV brasileira


JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

O seriado de TV que trouxe de volta o glamour e os conflitos de uma agência de publicidade na Nova York dos anos 1960 iniciou sua terceira temporada com uma campanha de marketing agressiva.
Exibido anteontem em telão na Times Square, em Nova York, disputando a atenção dos milhares de turistas na região, "Mad Men" tem agora o desafio de se tornar popular.
Elogiada pela crítica, a série tem normalmente uma média de espectadores de 1,5 milhão, um padrão modesto para a TV americana. A nova temporada começou com episódio acessível para quem nunca assistiu o programa, mas mais saboroso para quem já acompanha a trajetória dos personagens.
Na trama, a agência Sterling Cooper está em processo de fusão com a britânica Putnam Powell Lowe. O ano é 1963, seis meses após o fim da segunda temporada.
O protagonista Don Draper voltou com a mulher, mas a fidelidade continua sendo um ideal distante. Como ele mesmo resume: "Vivo viajando para um monte de lugares apenas para terminar onde já estive". Neste caso, o adultério.
O destaque, no entanto, foi a presença do ator Bryan Batt (o Salvatore da série). Questionado sobre qual seu episódio favorito, respondeu sem pestanejar: "Aqueles em que eu apareço". E na terceira temporada de "Mad Men" ele ganha um destaque inédito.
Em viagem com Draper para trazer de volta um cliente, ele se envolve com o mensageiro do hotel em uma cena de beijo que arrancou aplausos e risadas da plateia, dada a mistura de surpresa, satisfação e incredulidade.
O momento "saindo do armário" do personagem dura pouco porque o alarme do hotel dispara. Flagrado de relance por Draper, Salvatore suspira aliviado ao ouvir como único comentário o slogan de campanha criado pelo colega: "Limite sua exposição", uma espécie de "don't ask, don't tell" da década de 1960.
O primeiro episódio não responde à maior parte das perguntas deixadas no ar no final da segunda temporada, mas mostra que a disputa por poder na agência vai ganhar novo fôlego com a chegada dos ingleses. A exibição da nova temporada no Brasil ainda não tem data prevista no canal HBO.
Nos EUA, além da exibição na Times Square, restaurantes da cidade incluíram nos cardápios os drinques da década, uma marca de roupas lançou coleção inspirada no período e, para os mais saudosos, é possível até mesmo criar um "avatar" inspirado no visual da série, no site www.amctv.com/originals/madmen/madmenyourself.com.


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