São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Caninos Brancos 2 - A Lenda do Lobo Branco
SBT, 14h.
(White Fang 2: Mith of the White Wolf). EUA, 1994, 106 min. Direção: Ken Olin. Com Scott Bairstown, Charmaine Craig. O menino Harry Casey e o lobo da história original de Jack London são separados por um acidente. Mais tarde se reencontrarão e ajudarão os índios de uma tribo a enfrentar maldades de outros brancos. Sai Jack London, entra Disney.

A Ilha da Garganta Cortada
Globo, 15h05.
(Cutthroat Island). França/EUA, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Matthew Modine, Frank Langella. Geena herda do pai, pirata, um mapa do tesouro. Para encontrá-lo, conta com a ajuda de um prisioneiro instruído, capaz de decifrá-lo. Contra ela, tem um perigoso pirata, inimigo do pai. Tentativa de ressuscitar o capa-e-espada, em que a única audácia digna de nota é a agradável presença de Geena Davis como pirata.

Turbulência
Globo, 22h10.
(Turbulence). EUA, 1997, 100 min. Direção: Robert Butler. Com Ray Liotta, Lauren Holly, Hector Elizondo, Brendan Gleeson, Rachel Ticotin. Ray Liotta é o maluco que, enquanto sequestra um Boeing-747, elimina o piloto e uma parte substancial da tripulação. Cabe à aeromoça Lauren Holly enfrentar o facínora. Observe-se que a situação é mais delicada ainda porque Liotta quer que o avião caia em pleno aeroporto de Los Angeles, causando uma catástrofe colossal às vésperas do Natal. Em suma, recicla-se o filão das catástrofes aéreas, mas com lances cada vez menos críveis. Inédito.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Veja primeiro ganhador do Oscar hoje


Não poderia haver filme mais indicado para abrir o ciclo de William Wellman do que "Asas" (Telecine 5, 22h e 5h50), ganhador do primeiro Oscar de melhor filme. Para alguns, só não ganhou também melhor direção devido ao gênio intempestivo de Wellman (capaz de jogar um monte de esterco na porta do escritório do chefe do estúdio, com um roteiro em cima e um bilhete com sua opinião sobre o texto).
Esse gênio o isolou e prejudicou sua carreira, o que não impede "Asas" de ser um mito entre os filmes de aviação, com a história de dois pilotos da Primeira Guerra que se apaixonam pela mesma mulher.
O filme é de 27, do auge do cinema mudo, e estava invisível há séculos no Brasil. É para não perder de jeito nenhum. (IA)


NATUREZA
GNT discute problemas ecológicos brasileiros
Com o episódio "Amazônia", o GNT estréia hoje, às 23h, a série "Heróica Natureza". Produzida pela Conspiração Filmes, a série trará ainda os programas "Desenvolvimento e Meio Ambiente" (programado para terça-feira) e "Energia x Energias" (na quarta).

MÚSICA
People + Arts celebra a guitarra de Jimi Hendrix
Completam-se hoje 30 anos da morte do guitarrista Jimi Hendrix. Para homenageá-lo, o canal People + Arts exibe dois programas. Às 21h, traz uma biografia do astro do rock e, às 22h, sua performance durante o Monterey International Pop Festival, na Califórnia.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Bons sonhos
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.