São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMINIO marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Norloch tem novo contrato

Leandro Norloch, autor do "Guia Politicamente Incorreto do Brasil", renovou com a editora Leya para publicar mais três livros entre 2011 e 2012. O primeiro será uma versão ampliada do seu best-seller, que, com 110 mil exemplares vendidos, figura em sétimo lugar na lista desta semana (leia nesta pág.). A obra terá dois novos capítulos, que poderão ser baixados gratuitamente no site da editora por quem já tiver a primeira edição. Os seguintes serão o "Guia Politicamente Incorreto da História da América Latina" e o "Guia Politicamente Incorreto da História Mundial".
Marilena Chaui lança 2 novas obras
Chega na semana que vem às livrarias do país, pela Cia. das Letras, o volume dois da "Introdução à História da Filosofia", de Marilena Chaui (1941). Anunciado e adiado várias vezes, este tomo traça um panorama dos séculos 3º a.C. a 3º d.C, abordando pensadores como Cícero e Sêneca. De caráter didático, traz mapas, ilustrações e glossários de termos gregos e latinos.
Professora aposentada da Universidade de São Paulo e especialista em Merleau-Ponty, ela iniciou o projeto -que deverá ter quatro volumes - em 1994.
Também lança pela WMF Martins Fontes "Boas-Vindas à Filosofia", dedicada a temas gerais da disciplina.

Obra póstuma de Saer sai no Brasil
Um dos grandes escritores argentinos da segunda metade do século 20, Juan José Saer (1937-2005) terá lançada no Brasil sua obra póstuma, "O Grande".
Publicada pela Companhia das Letras, o romance é composto de sete capítulos, um para cada dia da semana -estende-se de uma terça a uma segunda.
O protagonista, Willi Gutiérrez, desaparece certo dia, aparentemente para viver na Itália, onde teria se tornado roteirista de cinema. Mas retorna inesperadamente e reúne os amigos para um churrasco de domingo. O último capítulo, inconcluso, tem uma só frase, embora Saer tivesse em mente fazer algo breve.

Mendes da Rocha
Acaba de sair na Espanha "Conversaciones con Paulo Mendes da Rocha" (ed. Gustavo Gili). O livro traz conversas de alunos com o arquiteto brasileiro, que ganhou em 2006 o Pritzker, o Nobel da arquitetura. Pela mesma coleção, já saíram Mies van der Rohe, Rem Koolhaas, Alvaar Alto e Tadao Ando. A edição catalã tem como matriz "Maquetes de Papel", publicado em 2007 pela Cosac Naify.

Pondé prepara livro
Será publicado no final do mês que vem, pela editora Leya, o novo livro do colunista da Folha Luiz Felipe Pondé. "Contra um Mundo Melhor - Ensaios de Afeto" é sobre o que o autor define como "filosofia do cotidiano". Pondé, que também é professor de filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), é autor de "Do Pensamento no Deserto" (Edusp), entre outros livros.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ficção/Não ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.