São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Edy Star e Alcina gravam Assis Valente

Dupla registra hoje show que vai virar CD em homenagem ao centenário do compositor de "Brasil Pandeiro"

Espetáculo "Salve o Prazer - 100 Anos de Assis Valente" reúne os grandes clássicos do compositor baiano

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

"Estamos no final do ano e não posso acreditar que, até agora, ninguém tenha se balançado para homenagear o centenário de Assis Valente. Será que vou ser o único? Assim o mundo fica chato."
A reclamação vem do cantor baiano Edy Star, 73 -figura mitológica do rock e do underground musical brasileiro dos anos 1970 (ele integrou, inclusive, a Sociedade Grã-Ordem Kavernista, ao lado de Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio).
Star concebeu o espetáculo "Salve o Prazer - 100 Anos de Assis Valente" no começo deste ano. E convidou a cantora Maria Alcina, 62, sua amiga desde aquela década, para dividir a cena com ele.
Estrearam na Virada Cultural e fazem reexibição hoje, no teatro Fecap. A apresentação será registrada e deve virar CD ainda em 2011.
Autor de uma enxurrada de clássicos, como "Brasil Pandeiro", "Uva de Caminhão", "E o Mundo Não se Acabou", "Camisa Listrada" e "Boas Festas", o baiano Assis Valente (1911-1958) emplacou boa parte dessas canções graças às gravações de Carmen Miranda.
Por isso Edy pensou em Alcina, filha artística de Carmen, para o espetáculo.
"Para fazer o que a gente está fazendo, só tem ela", diz Edy. "As cantoras do Brasil estão chatíssimas, uma falta de movimento no palco... Cantar não é só abrir a boca."
Star diz que pautou a concepção de "Salve o Prazer..." a partir de uma entrevista em que a filha de Valente dizia que todas as homenagens recebidas por seu pai nesses cem anos foram tímidas em relação à sua personalidade.
"Não é para ser abusado? Então, fizemos como se fazia nos anos 70: um espetáculo teatral, lúdico, caricato, divertido. Sem compromisso com música popular brasileira e politicamente incorreto."

SALVE O PRAZER - 100 ANOS DE ASSIS VALENTE
QUANDO hoje, às 19h
ONDE teatro Fecap (av. Liberdade, 532; tel. 0/xx/11/4003-1212)
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 14 anos



Texto Anterior: Próximo domingo terá obra-prima de Resnais
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Pode ser que me engane...
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.