São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

Chips 99
SBT, 14h15.   
(Chips 99). EUA, 98. Direção: Jon Cassar. Com Larry Wilcox, Erik Estrada. Velho policial volta ao posto de onde saíra anos atrás. Revela-se intuitivo e cabeça dura ao investigar roubos de carros, mas ele e seus métodos resistem à modernidade.

Um Príncipe em Nova York
Globo, 15h20.     
(Coming to America). EUA, 88, 117 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Arsenio Hall. Em busca de uma noiva, Eddie, príncipe africano, desembarca em Nova York. Do choque cultural nascerá o humor. Alto humor, por sinal.

Um Lugar no Coração
Bandeirantes, 22h.   
(Places in the Heart). EUA, 84, 102 min. Direção: Robert Benton. Com Sally Field, John Malkovich. Durante a Depressão, anos 30, viúva move céus para manter suas terras e enfrenta, entre outros, a Ku Klux Klan. Bonita fotografia de Nestor Almendros, altos sentimentos e pouco cinema. Filme que ganhou Oscars de atriz (Field) e roteiro original (Benton).

A Negociação
SBT, 22h30.   
(The Negotiator). EUA, 98. Direção: F. Gary Gray. Com Samuel L. Jackson, Kevin Spacey. Policial de Chicago, especialista em negociar com criminosos, é envolvido por certos safados no caso de assassinato de seu parceiro de aventuras. Disposto a provar sua inocência, ele faz uns tantos reféns e exige que um companheiro de polícia, outro negociador, faça a intermediação. Dois ótimos atores -Jackson e Spacey- puxam a aventura.

O Massacre da Serra Elétrica 2
Bandeirantes,1h30.   
(The Texas Chainsaw Massacre 2). EUA, 86, 100 min. Direção: Tobe Hooper. Com Dennis Hopper, Caroline Williams. Hopper faz o ex-xerife texano disposto a vingar-se da família de canibais que trucidou inúmeros jovens no primeiro filme da série (74), inclusive um sobrinho dele. Esta sequência não despertou o mesmo entusiasmo nos fãs do filme inaugural.

Abrigo em Chamas
SBT, 1h50.  
(Fallout). EUA, 95, 87 min. Direção: Robert Palumbo. Com Claire Beckman, Mark Deakins. Explosão que atinge prédio de um banco leva toda a diretoria para um abrigo antinuclear. Na hora do perigo, eles começam a lavar a roupa suja -e bota suja nisso. Telefilme.

Intercine
Globo, 2h05.
A última disputa da semana envolve "Sádica Perseguição" (94, de Mark L. Lester, com Scott Glenn, Andrew McCarthy) e "Nunca Te Amei" (94, de Mike Figgis, com Albert Finney, Greta Scacchi).

Porky's Contra-Ataca
Globo, 3h50.  
(Porky's Revenge). EUA, 85, 92 min. Direção: James Komack. Com Dan Monahan, Wyatt Knight. Os amigos da escola agora ajudam treinador de basquete a enfrentar pressões para perder um jogo importante por conta de uma dívida de jogatina. (IA)

TV PAGA

Nascimento do Mal

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Roman Polanski sabe ser um cineasta doentio. Isto é, parece que para seus filmes funcionarem eles precisam ser doentios. Nenhum exemplo é mais claro a esse respeito do que "O Bebê de Rosemary" (USA, 21h).
Existe instituição mais respeitada do que a maternidade? Pois é a ela, justamente, que Polanski provoca neste filme, fazendo de Mia Farrow uma espécie de Virgem Maria às avessas, destinada a carregar em seu ventre o anticristo.
E, em cada cena, Polanski parece buscar uma nova forma de arrastar seu espectador para dentro dessa gestação do Mal. O terror existe, mas não se faz de sustos ou bravatas. É como se, sarcástico, o polonês se empenhasse em mostrar o avesso de nossas mais arraigadas crenças na humanidade, antes de nos lembrar de que isso é só um filme.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Eu tenho medo da perereca da Dercy!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.