São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elenco de "Seinfeld" está de volta (mas não muito)

Nos EUA, série "Curb Your Enthusiasm" inclui trupe do programa extinto em 1998

Nos 4 episódios exibidos, atores apareceram em apenas um; na trama, eles interpretam a si mesmos e pensam em fazer reunião


SÉRGIO DÁVILA
DE WASHINGTON

Desde o dia 20 de setembro, a tribo formada pelos órfãos de "Seinfeld" nos EUA se reúne nos domingos à noite para assistir ao que mais perto se vai chegar de uma reunião daquela que é considerada por críticos a melhor série cômica já exibida pela TV americana.
Desde então, "Curb Your Enthusiasm" (HBO) inseriu em sua trama o que seriam os bastidores do elenco original de "Seinfeld" se reunindo para fazer mais um episódio da série, que foi de 1990 a 1998 e marcou um dos últimos momentos de criatividade de um formato -a sitcom, com três câmeras e riso da plateia- inventado nos anos 50 e que dura até hoje.
Sendo Larry David o autor e ator de "Curb", a reunião não será de verdade. É o que a tribo de espectadores vem descobrindo a cada semana. Por exemplo, nos quatro episódios exibidos até agora, os quatro atores de "Seinfeld" só aparecem em um -nos outros, são só mencionados, aparecem em pequenas cenas ou nem isso.
Coautor de "Seinfeld", David é o John Lennon para o Paul McCartney de Jerry Seinfeld. Desde o fim da série, ele é o que manteve uma carreira mais coerentemente fértil. Seu "Curb", em que interpreta a si mesmo em situações plausíveis mas exageradas para efeitos cômicos, entrou na sétima temporada com sucesso.
No plot armado por ele para fazer "a reunião que não é reunião", cria um motivo torpe para chamar os ex-colegas a atuar com ele: quer dar um papel secundário à ex-mulher, Cheryl (Cheryl Hines), e assim reconquistá-la. Para sua surpresa, Seinfeld e o elenco aceitam.
Assim, Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, Michael Richards e Jason Alexander interpretam a si mesmos interpretando a si mesmos enquanto falam com Larry David sobre a volta para mais um episódio -tudo dentro de "Curb". Confuso? É para ser assim, disse David.
Nos convites individuais, ele mente a cada um que os outros já aceitaram. Seinfeld desconfia dos verdadeiros motivos do amigo que ele conhece muito bem. Alexander acha bom uma volta para redimir o péssimo último capítulo da série -uma crítica verdadeira que se faz ao encerramento do programa.
Richards não presta atenção, atoleimado que está com os cartazes de mulheres nuas do restaurante a que David o levou, e acaba dizendo sim. E cabe a David vender a volta à NBC. No meio do caminho, ele briga com o executivo da emissora e corre o risco de ficar sem reunião -e sem mulher.
É nesse momento em que os fãs estamos pendurados. O episódio em que tudo acontece foi o terceiro, exibido em 3 de outubro. Desde então, mais um foi ao ar, domingo passado, e nada de "Seinfeld". Hoje é dia de "Curb" nos EUA. E a série vai caminhando para o final...


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Apenas atriz que faz Elaine se deu bem após fim da série
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.