São Paulo, terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

Outro Canal

KEILA JIMENEZ keila.jimenez@grupofolha.com.br http://outrocanal.folha.blog.uol.com.br/

Record diz que Globo está usando imagens irregulares do Pan no México

Dona dos direitos exclusivos de transmissão no Brasil do Pan de Guadalajara, a Record suspeita que a Globo esteja pirateando imagens da competição.
A Record diz que, seguindo as regras internacionais, enviou às emissoras um termo disponibilizando dois minutos diários do Pan.
É o mesmo que a Globo faz com o Brasileirão, que é exclusividade dela.
SBT, Rede TV!, Cultura, Gazeta, TV Brasil, Band Sports e Band News assinaram o documento, solicitando as imagens da competição no México. Sportv, ESPN e Band não responderam o convite. A Globo disse não ter interesse.
Os canais que aceitaram as imagens assumiram o compromisso de atribuí-las à Record, exibindo a logomarca da emissora colorida na tela.
Mesmo tendo recusado a oferta da Record, o "Jornal Nacional" (Globo) de sábado e o "Fantástico" exibiram imagens do evento.
Procurada, a Globo diz que usou alguns segundos de imagens da agência de notícias APTN, de quem é cliente, e que está verificando se havia embargo para o Brasil ou se foi um lapso da agência. Diz também que, no amistoso Brasil x México, no dia 26, a Record, que não tinha os direitos, usou imagens da CNN, em um procedimento similar.
Acontece que, no "Fantástico", o crédito das imagens do Pan foi da OTI (Organización de Telecomunicaciones Iberoamericanas), que, segundo a Record, nada tem a ver com o evento.
Novamente procurada, a Globo diz que o uso do crédito da OTI foi um pedido da APTN.
A Record explica que a utilização dessas imagens sem o consentimento dela abre um precedente perigoso nas transmissões de TV no país e que vai tomar providências contra a Globo.
Procurada, a APTN confirma que a Globo é cliente e que tem os direitos de transmitir trechos cedidos por ela do Pan. Mas não soube informar de onde veio essa história de crédito da OTI nas imagens.

Kiko Cabral/Multishow
PERFORMÁTICO O ator Paulo Gustavo se transforma em Beyoncé e em outros personagens no humorístico "220 Volts", no Multishow, no dia 25

Casa Paulo Nogueira, diretor de jornalismo do SBT Rio, deve assumir a direção geral de jornalismo do SBT. Ele entra no lugar de Alberto Villas, que deixou a emissora.

Casa 2 As demissões de Villas e do diretor de dramaturgia, Del Rangel, são obras de Silvio Santos. Segundo fonte ligada à direção do SBT, o patrão "está atacado".

Temporal Fim de semana chuvoso, mais televisores ligados. No sábado (15), 46% dos aparelhos estavam sintonizados em algum canal. No anterior (8), com tempo aberto, só 38%.

Temporal 2 Já no domingo, 48% dos televisores estavam ligados. Um ponto a mais do que na semana anterior.



com THIAGO AZANHA



Texto Anterior: José Simão: Ueba! Começou o Pan com Ovo!
Próximo Texto: 'Combat Hospital' mistura série médica com filme de guerra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.