São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Coleta de dados do Ibope falha em 24% das casas

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Dos 630 domicílios que compõem a amostra do Ibope para medir a audiência das TVs em tempo real na Grande São Paulo, apenas 480 estavam enviando dados ao instituto ontem, o que corresponde a 76% do total. Normalmente, o Ibope opera com 560 domicílios, ou quase 90% da base.
Segundo Flavio Ferrari, diretor comercial do Ibope Mídia, a redução da base de domicílios não compromete a pesquisa.
O problema vem ocorrendo desde o último dia 3, quando o Ibope começou a trocar os transmissores instalados nas casas que possuem aparelhos que identificam em que canal o televisor está ligado. Deve durar pelo menos mais uma semana, diz o Ibope.
A troca foi uma imposição da Anatel, que mudou as frequências de rádio dos aparelhos. Os transmissores enviam os dados para antenas coletoras, que remetem as informações para uma central, que as repassa para as TVs.
O problema tem irritado diretores de TV. O "É Show", da Record, deu 2 pontos no último dia 6 e 7 pontos no dia 8. O "TV Fama", da Rede TV!, caiu de 5 para 0 ponto em um minuto, na semana passada. E os dados consolidados têm variado até 30% sobre os de tempo real, segundo emissoras.

OUTRO CANAL

Dúvida 1
Se dependesse só da vontade de Marlene Mattos, diretora de núcleo da Globo, o "Caldeirão do Huck" também sairia do ar em janeiro e fevereiro, como o "Mais Você", de Ana Maria Braga. "Eu queria muito que o programa saísse de férias, para poder pensar no que fazer na volta. Mas acho que isso não vai acontecer, até porque o "Caldeirão" só tem sete meses no ar", afirma Marlene.

Dúvida 2
Se permanecer no ar nas férias, o "Caldeirão do Huck" não será mais gravado em praia, como inicialmente previsto. O programa poderá ser gravado agora num acampamento.

Ocupado
Algumas dezenas de noivas congestionaram os telefones da Globo no Rio nos últimos dias. Imploravam para que a emissora não exibisse as cenas do casamento de "Laços de Família" gravadas em capela da Urca. Temiam que a capela fosse descredenciada pela Cúria, o que as obrigaria a procurar outra igreja para a cerimônia.

Verde
A ONG Comunicação para o Meio Ambiente, mantida pela produtora Argumento, ganhou o primeiro Prêmio Interamericano de Jornalismo Ambiental, categoria TV, pelo programa "Terra Futura", do canal pago Futura (Net/Sky).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Sinistro da Justiça proíbe a Chapeuzinho Vermelho!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.