São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT inicia a medição de audiência em SP

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA




Financiada pelo SBT e com assessoria de especialistas em estatística da Universidade de São Paulo, a empresa Geopolitics começa hoje a instalar aparelhos medidores de audiência em 250 domicílios da Grande São Paulo.

Em janeiro, esses aparelhos deverão fornecer dados para os primeiros relatórios do Adviser (nome do serviço), que pretende ser fiscal e concorrente do Ibope, até agora único no ramo no país.

A nova fase marca o fim dos testes de transmissão via celular de dados coletados por aparelhos que identificam o canal e quem o está assistindo e da montagem de amostra que represente a população da Grande SP.

A montagem da amostra acaba de ser concluída pela Geopolitcs e pela USP. A partir de dados oficiais, foram selecionadas 10 mil residências. Em outubro, 350 pesquisadores entrevistaram os moradores dessas casas. Esse trabalho definiu os 250 domicílios que comporão a amostra estatística.

Para dar credibilidade ao serviço, o SBT transferiu a tecnologia à Geopolitcs, do cientista social Carlos Novaes. Deixou de ser sócio para figurar como principal cliente, adiantando à Geopolitics cerca de R$ 3 milhões. "Se o SBT criasse uma empresa, não teria credibilidade. Queremos deixar claro que o SBT não está montando uma medição e que não sabe onde ficam esses 250 domicílios", diz Alfonso Aurin, superintendente de engenharia do SBT.

OUTRO CANAL

Infinito 1
A divisão internacional da TV Globo acaba de renovar contrato com a portuguesa SIC, da qual é sócia minoritária, que prorroga o fornecimento de novelas e minisséries até 2009.

Infinito 2
Pelo acordo, a SIC terá direito de exibir todas as produções de teledramaturgia da Globo antes do lançamento das obras no mercado internacional. A parceria já vem desde 1992. A renovação anterior tinha sido em 2000.

Experiência
O SBT grava no final deste mês uma sitcom (comédia de costumes) que será exibida como especial de fim de ano. O elenco será formado pelos apresentadores da rede, menos Silvio Santos.

Agenda
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, consultor da TV Globo, se reúne nesta semana com João Carlos Saad, presidente da Band. O assunto: Boni na Band a partir de 2003.

Critério
Ter mais de 21 anos, preparo físico e saber nadar são as principais exigências dos candidatos a integrantes da equipe brasileira do "reality show" "O Conquistador do Fim do Mundo", do SBT, que será gravado na Patagônia, sul da Argentina, a partir de janeiro. A competição terá cinco equipes de cinco países.

E-mail daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.