São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na rede

Ao filho com carinho

Publicitária escreve para filho conhecer pai, morto antes de seu nascimento; blog vira livro

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o filho que não conheceu pessoalmente o pai, Cristiana Guerra, 38, escreve. Começou em um blog, o Para Franscisco (www.parafrancisco.blogspot.com). Agora, chega às prateleiras de livrarias, com o lançamento do livro homônimo (ed. ARX, 192 págs., R$ 29,90).
A história da publicitária mineira parece filme: quando estava grávida de sete meses, perdeu o namorado -o coração dele parou de repente.
No meio do caminho, ficaram lembranças, expectativas e saudades. Para agüentar a dor da perda do amor da sua vida e entender a alegria pela chegada do outro amor da sua vida, começou a escrever.
"Era um registro. Eu ia escrevendo e guardando virtualmente, aproveitando para dividir com quem quisesse ler", disse em entrevista à Folha. "Mas achava que a minha história tinha um aspecto particular demais para que alguém se interessasse por ela. Com o tempo, quando cada vez mais pessoas começaram a ler e se emocionar, imaginei que era o inusitado da história que as tocava. Quantas pessoas você conhece que ficaram viúvas enquanto estavam grávidas?"
O blog Para Francisco nasceu em julho de 2007, dois anos após o início do namoro de Cris e Gui, um ano depois da descoberta da gravidez, seis meses depois da morte dele e quatro meses após o nascimento do bebê. Os textos, escritos em forma de diário, logo ganharam repercussão -o blog recebe cerca de 2.000 visitas por dia.
"Eu queria falar para o Francisco, mas também queria falar comigo mesma. Queria falar sobre o pai dele, sobre mim, sobre o que eu tinha vivido e sobre o que eu sentia. Eu já tinha perdido mãe e pai e sabia que, por uma questão de sobrevivência, as lembranças frescas do Gui iriam me fugir. Achei injusto, com o Francisco e comigo, que as lembranças se perdessem com o tempo, e o blog se tornou um compromisso diário, constante", afirmou.
O convite de uma editora surgiu neste ano. As 192 páginas do livro são compostas principalmente de textos do blog. Há, também, e-mails trocados entre o casal, mais de 20 textos inéditos -esboços que não tinham virado post- e uma carta para Guilherme, "escrita de uma vez só".
O lançamento, ela diz, é uma aposta. "O sucesso do blog, para mim, funciona como um teste do livro. Acredito que, agora, publicadas, as cartas para Francisco possam tocar também as pessoas que não têm o hábito de ler blogs -as que preferem um livro."

Moda
Enquanto o Para Francisco é movido por amor e falta, o Hoje Vou Assim (www.hojevouassim.blogspot.com), outro blog de Cris, é guiado pela moda -é lá que ela faz um diário visual das roupas que veste.


Texto Anterior: Arte em contêiner
Próximo Texto: Hiperlink
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.