São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Bored to Death" alcança o riso com Dom Quixote moderno

Série estreia no domingo na HBO com paródia dos romances de detetive

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O fora de uma namorada faz Jonathan ter um surto de Dom Quixote. Imitando o personagem de Miguel de Cervantes, quando ela o abandona, ele se transforma numa paródia de um detetive dos romances noir de Raymond Chandler.
A batalha contra os moinhos de vento vira, aqui, uma busca desesperada que mostre que Jonathan (Jason Schwartzman) possa ser alguém, um herói de preferência, em vez do bêbado maconheiro que sua amada enxerga. Ele não se encaixa no estereótipo do investigador durão, mas se arma do casaco de chuva e do semblante de interrogatório para tentar ser convincente.
Escrita por Jonathan Ames, que deu seu próprio nome ao protagonista, a série "Bored to Death" (entediado até a morte) estreia no próximo domingo, na HBO. É uma safra boa para o canal, que tem entre seus seriados "Hung", "Mad Men" e "Filhos do Carnaval".
Jonathan se mete nas encrencas mais esquisitas, mas tudo dá certo porque parece que todo mundo, numa espécie de terapia coletiva, sente falta de mais conversa e da inocência desse desorientado.
Seu parceiro é o editor de uma revista feminina, em crise também, mas pela perda das leitoras. Ele é um misógino, que tem interesse em tudo o que é novo, mas porque sua vida é de um vazio desolador. Este é um interessante papel para Ted Danson, que já foi o dono do bar de "Cheers", o vilão interesseiro de "Damages" e agora entra nessa interpretação estereotipada, mas que ele carrega com uma hipocrisia elegante.
Esta série curta, de oito episódios, já tem uma nova temporada para 2010. É uma mistura dos personagens neuróticos de Woody Allen com a inadequação de Judd Apatow que sacode o tédio para longe. É mais do que Jonathan poderia querer.


BORED TO DEATH

Quando: dom., às 22h, na HBO
Classificação: 16 anos




Texto Anterior: Seleção para programa está aberta
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.