São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Bertolucci desvenda iniciação em "Beleza Roubada"

Vovó... Zona
Globo, 15h10.
 
(Big Momma's House). EUA, 2000, 98 min. Direção: Raja Gosnell. Com Martin Lawrence. Nesta comédia, Lawrence faz um tira forçado a tomar o lugar da sogra de um ladrão de banco e a se disfarçar devidamente.

Onze Homens e um Segredo
SBT, 20h30.
   
(Ocean's Eleven). EUA, 2001, 120 min. Direção: Steven Soderbergh. Com George Clooney, Brad Pitt. Daniel Ocean (Clooney) é o bandido bonitão que planeja e, na companhia de um vasto grupo de especialistas, executa audacioso roubo de um cassino de Las Vegas.

Hulk
Record, 21h.
  
(The Hulk). EUA, 2003, 135 min. Direção: Ang Lee. Com Eric Bana, Jennifer Connelly. Depois de absorver radiações, sujeito se transforma em Hulk, o cara verde e fortão, apaixonado por uma garota e que combate os inevitáveis bandidos.

Arrebentando em Nova York
Globo, 23h40.
  
(Rumble in the Bronx). EUA/Hong Kong, 1996, 91 min. Direção: Stanley Tong. Com Jackie Chan. Rito de passagem do lutador e comediante Jackie Chan, que, vindo de Hong Kong, instala-se no Bronx. Não demorará muito para encontrar encrenca.

Assassinato em Gosford Park
Globo, 1h15.
    
(Gosford Park). EUA/Inglaterra, 2001, 137 min. Direção: Robert Altman. Com Maggie Smith, Michael Gambon, Kristin Scott Thomas. Inglaterra, anos 30. Um casal recebe amigos em sua mansão. O dono da casa é assassinado. Nova variação de Altman em torno de seu estilo narrativo.

Queda Livre
SBT, 1h30.
  
(Terminal Velocity). EUA, 1994, 100 min. Direção: Deran Sarafian. Com Charlie Sheen. Tido como responsável pela morte de uma aluna de pára-quedismo, Charlie Sheen tentará demostrar que não era culpado. Mas, para tanto, ele tem de se infiltrar no mundo da espionagem internacional.

Beleza Roubada
Bandeirantes, 1h30.
    
(Stealing Beauty). Itália, França, Inglaterra, 1996, 118 min. Direção: Bernardo Bertolucci. Com Liv Tyler, Jeremy Irons. Após o suicídio da mãe, a jovem Lucy Harmon (Tyler) vai à Toscana, Itália, reencontrar familiares e conhecer seu pai. Lá, sua beleza não passará despercebida. Conto do crescimento, da difícil entrada na vida, mediada pela beleza absurda da Toscana e de Liv Tyler. Liberado dos grandes orçamentos, Bertolucci faz um de seus melhores filmes recentes.

Coragem de Mãe - A História de Mary Thomas
SBT, 2h45.
 
(A Mother's Courage: The Mary Thomas History). EUA, 1989, 88 min. Direção: John Patterson. Com Alfred Woodward. A luta de uma mulher, negra e pobre, para manter seus nove filhos longe da marginalidade.

Inferno Subterrâneo
Globo, 3h30.
 
(The Taking of Pelham 1,2,3). Canadá, 1998. Direção: Felix Enrique Alcala. Com Vincent d'Onofrio, Edward James Olmos, Lorraine Bracco. Quatro criminosos tomam de assalto um trem de metrô de Nova York e fazem 14 reféns. Exigem uma fortuna como resgate. Dois policiais tentarão resolver o problema.

A Incrível Jornada
SBT, 4h15.
  
(The Incredible Journey). EUA, 1963, 80 min. Direção: Fletcher Markle. Com Emile Genest, John Drainie. Um cachorro labrador, um bull terrier e um gato siamês percorrem qualquer coisa como 400 quilômetros, Canadá adentro, em busca de seus donos. (INÁCIO ARAUJO)

TV PAGA

Filme acompanha gravação do disco "Vagabundo"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na época em que planejava o que viria a ser seu álbum "Olhos de Farol" (1999), Ney Matogrosso disse ao compositor Ronaldo Bastos que queria fazer um trabalho pop e que estava interessado em conhecer novos compositores.
Bastos o levou a um show da banda carioca Pedro Luís e a Parede, que começava a se destacar com sua batucada e suas letras de temática social. "Na hora em que eu vi o Pedro, adorei. Me interessava muito dizer aquilo, ser porta-voz do pensamento dele, que é muito coerente com o meu", explicou o cantor sobre o encontro.
A partir daí, a relação entre Ney Matogrosso e a banda (iniciada com a inclusão de duas músicas de Pedro Luís em "Olhos de Farol") evoluiria até resultar em um disco conjunto, "Vagabundo" (2004), cuja gravação está registrada no filme que o Canal Brasil exibe hoje, às 23h30.
Dirigido por Gabriela Gastal, Dora Jobim e Gabriela Figueiredo, "Vagabundo, o Filme", mostra as reuniões entre os músicos para escolher e ensaiar o repertório, bem como os bastidores da gravação do disco, entre agosto e dezembro de 2003.
Mais do que as conversas entre os músicos, destaca-se no filme o excelente repertório do disco, que inclui Jackson do Pandeiro ("A Ordem É Samba"), Martinho da Vila ("Disritmia") e o ex-grupo de Ney, o Secos e Molhados (com a excelente "Assim Assado").
Dos diálogos registrados durante as gravações e os ensaios saltam momentos curiosos, como Ney explicando sua dificuldade em assimilar a maneira de cantar determinada música: "Leva um tempo até você entender por onde passa [na garganta] o repertório, porque são músculos diferentes, são palavras diferentes, são notas diferentes. Tem que acostumar".
Vagabundo, o Filme


Quando: hoje, às 23h30, no Canal Brasil


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Bia Falcão ‘ressuscita’ no final de ‘Belíssima’
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.