São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim de ano

Especial investiga consumo natalino

LUCIANA OBNISKI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não se sabe ao certo se o programa "Almanaque de Natal", que o GNT exibe na madrugada de hoje para amanhã, às 24h15, é irônico ou não ao tratar de tradições natalinas mundiais.
Talvez essa ironia aumente por se estar no Brasil, onde a grandiloqüência dos americanos é motivo para piada. Fato é que o programa rende boas risadas ao mostrar a maior loja de artigos de Natal, com mais de 50 mil deles, na cidade de Frankenmuth, nos EUA, cujo maior atrativo era um presépio inflável (que estava esgotado).
A visita ao maior shopping de atacado de Natal, um prédio com 500 mil m2, além de mostrar ornamentos convencionais ainda indica que enfeites de personagens de cinema chegam a ser acertados três anos antes do lançamento do filme (para ser copiado em 15 dias pelos chineses).
Estas reportagens são intercaladas por dicas de receitas natalinas de Nigella Lawson e de filmes, inclusive o politicamente incorreto "Papai Noel às Avessas", produzido pela Disney. Mas a melhor parte, que realça a ironia por trás do programa, está numa animação que ilustra como são "puxados" os Papais Noel do mundo. Na Austrália, por exemplo, ele seria puxado por cangurus. E no Rio de Janeiro... bem, no Rio de Janeiro acredita-se que ele ande de helicóptero.


ALMANAQUE DE NATAL
Onde:
GNT
Quando: hoje, às 24h15


Texto Anterior: Filme nacional apanha na TV aberta
Próximo Texto: Crítica: Truffaut mostra ambigüidade conjugal em filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.