São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astros usam a rede para apoiar greve

Celebridades de Hollywood como Woody Allen e Susan Sarandon fazem vídeos para mostrar a importância de roteiristas

Manifesto intitulado "Speechless", que começou no último dia 22, traz curtas de até quatro minutos em que atores improvisam falas

CRISTINA FIBE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em manifesto a favor dos roteiristas em greve, atores da "A-list" de Holllywood, depois de empunharem placas em piquetes nas ruas norte-americanas, estão usando a internet para demonstrar como a falta de texto afeta seu trabalho.
Em vídeos de menos de quatro minutos, famosos que vão de Woody Allen a America Ferrara, de "Ugly Betty", emprestam seu prestígio para espalhar o seu apoio ao Writers Guild of America (sindicato dos roteiristas dos EUA), em greve desde o início de novembro (veja texto ao lado).
A campanha, intitulada "Speechless" (sem fala), começou no último dia 22 e desde então ganhou 24 episódios, até a conclusão desta edição -os vídeos só devem parar com o fim da greve. O manifesto foi concebido pelos roteiristas George Hickenlooper e Alan Sereboff, do WGA.
Nos curtas, que trazem ainda nomes como Tim Robbins, Harvey Keitel, Susan Sarandon, Sean Penn, Demi Moore e Martin Sheen, a maior parte dos atores fica muda diante da câmera -idéia original dos vídeos de "Speechless"- ou se comunica na base do "blablablá", de caretas e mímicas.
Logo no início, porém, os idealizadores perceberam que era melhor deixar que os atores improvisassem, o que gerou alguns vídeos mais criativos, como o que junta Moore, Sheen, Julia Louis-Dreyfuss (ex-"Seinfeld") e Marcia Cross ("Desperate") diante de uma câmera, em um teste em que o diretor (apenas uma voz ao fundo) os faz escolher uma cena de um roteiro em branco.

Sucesso na rede
Ironicamente, muitos dos vídeos feitos sem roteiro acabam virando sucesso na rede -o que traz Woody Allen, por exemplo, colocado há uma semana no YouTube, já havia sido visto cerca de 40 mil vezes no site até o início da tarde de ontem.
O curta feito pelo diretor é um dos destaques do manifesto. Sentado em uma cadeira, olhando fixamente para a câmera, Allen leva uma xícara à boca enquanto a platéia cai na gargalhada, em cena que lembra a sitcom dos coelhos de "Império dos Sonhos", de David Lynch (veja outros destaques no quadro ao lado).
Além de em páginas extra-oficiais, todos os curtas podem ser vistos em speechlesswithoutwriters.com.


Texto Anterior: Cantora lidera pacote de novidades
Próximo Texto: Saiba mais: Carta aberta de produtores destaca prejuízo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.