São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Alexia Santi/Folha Imagem
O juiz colocou o troféu da 'Veja-SP', enviado por Meirelles sobre a mesa

SÃO PAULO

De Sanctis é "premiado" por Fernando Meirelles

O juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo e responsável, entre outras, pela prisão do banqueiro Daniel Dantas, ostenta em sua mesa, orgulhoso, um troféu que a revista "Veja São Paulo" entregou aos "Paulistanos do Ano" há uma semana.

 

Não, o juiz não estava entre os premiados (um grupo que incluía a atriz Sandra Corveloni, a geneticista Mayana Zatz e o jornalista Laurentino Gomes). O troféu acabou em sua mesa porque o cineasta Fernando Meirelles, homenageado na categoria cinema, decidiu enviá-lo ao juiz junto com uma cartinha.
 

"Ao subir no palco para receber o troféu, disse que me sentia honrado pelo reconhecimento mas que havia um paulistano que merecia o prêmio muito mais do que eu, que nos orgulhava pela sua postura e capacidade de resistir às pressões e que como ele não estava na lista dos contemplados da noite eu repararia o lapso e daria a ele meu prêmio. Este paulistano evidentemente é você [Fausto] e o prêmio, conforme o prometido diante de muitas testemunhas, aí está", escreveu Meirelles ao juiz.
 

Os dois não se conhecem, mas, na carta, o cineasta se derrama ainda em elogios e dá os "parabéns" ao juiz "pela sua coragem, correção e fibra, que são inspiradoras. Seu exemplo tem uma dimensão transformadora que raras figuras neste país igualam".
 

Sobre a placa no troféu que leva seu nome, o cineasta colocou um papel e escreveu, a caneta, o nome de seu homenageado particular.

Côncavo

A defesa do caso em que Antonio Palocci é acusado de ordenar a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo se dividiu. Os advogados do ex-ministro pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) o desmembramento do processo. Eles ficaram contrariados com mais um pedido de adiamento do julgamento feito pela defesa de Jorge Mattoso, ex-presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), onde o sigilo foi quebrado.

CONVEXO
O advogado de Mattoso, Alberto Toron, afirma que pediu o adiamento do julgamento, que seria realizado nesta semana, porque vai viajar para os EUA. E diz que não se opõe ao desmembramento do caso.

CADEIRA ELÉTRICA
Depois de Gilmar Mendes, presidente do STF, entrevistado na segunda passada, a TV Cultura leva o delegado Protógenes Queiroz, da Operação Satiagraha, ao centro do "Roda Viva" na próxima semana.

PARA CIMA
O advogado Augusto de Arruda Botelho, que assumiu ontem a defesa da pichadora Caroline Pivetta, pede hoje habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que ela seja libertada.

PONTO DE VISTA
Eliana Tranchesi, da Daslu, examina três pontos para instalar a butique no Rio de Janeiro. Dois deles, no Leblon; e um em São Conrado. Ela pretende fechar a escolha do imóvel até o fim do ano.

CALDO
E a expectativa de que a crise econômica alcance o Brasil no próximo ano fez com que a Daslu diminuísse a encomenda de importados para 2009 em cerca de 20%.

É O AMOR
E Donata Meirelles, da Daslu, deu o maior lance no leilão beneficente organizado por Ana Paula Junqueira em prol de Santa Catarina: ela vai pagar R$ 55 mil por um fim de semana no castelo da LVMH em Cognac, na França. "Foi um presente para o meu marido", diz a empresária, casada com o publicitário Nizan Guanaes. Ana Paula arrecadou R$ 80 mil só no leilão -a venda das mesas da festa ainda não tinha sido computada até ontem.

FORTUNA
Os roteiristas Fernanda Young e Alexandre Machado adotaram uma menina. O bebê, de um mês e meio, se chama Catarina Lakshimi, em homenagem à deusa da fortuna e da prosperidade no hinduísmo.

EM PAZ
Susana Vieira vai passar o Natal com a família, no Rio. Seu único filho, o empresário Rodrigo Cardoso, sai de Miami para ficar ao lado da mãe.

DEZ ANOS EM 11
O sertanejo Leonardo vai gravar em São Paulo, entre os dias 18 e 22 de de abril de 2009, um DVD em homenagem ao irmão Leandro, morto em 1998. O nome do disco será "10 Anos de Saudade".

ONIPRESENTE
Ana Paula Junqueira cumpriu agenda apertada no Brasil; prestigiou a premiação de Mario Garnero na segunda; no dia seguinte, organizou um leilão beneficente em SP em prol de projeto da família de Gustavo Kuerten em Santa Catarina

BELEZA BRASILEIRA
A promoter Fernanda Barbosa faz uma pausa no prêmio Personalidade de Visão Global 2008, que foi entregue ao empresário Mario Garnero; ela está namorando o filho dele, Pippo

CURTO-CIRCUITO
LUCIANA FIGUEIREDO e Graça Seligman abrem na sexta o Estúdio Ateliê, espaço para a venda de fotografias e artesanato com fotos. Na alameda Barão de Limeira, 949.
ROBERTO BRAGUIM foi eleito o novo presidente do Tribunal de Contas do Município. A posse será no dia 19 de janeiro.
A BANQUETEIRA Vivi Barros assina o bufê do camarote da TAM nos shows de Madonna, em SP. O espaço da Claro e Nokia vai oferecer maquiagem feita por Guy da Givenchy.
O INSTITUTO TOMIE OHTAKE inaugura hoje, às 20h, uma exposição dos alunos do curso Espaço do Olhar.
CELINA DIAS abre no dia 22 a terceira unidade brasileira da loja O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo.
ESTÃO ABERTAS as inscrições para a segunda turma do Método Actors Studio, que começa em fevereiro, na Escola de Cinema.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA, e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Bob Dylan da Paraíba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.