São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlapatões fecham 2008 rindo do Natal

Grupo paulista mostra seu "Auto dos Palhaços Baixos" e convida companhias a criar cenas cômicas sobre a data

"Farsas de Natal" começa hoje com textos curtos que mostram um Jesus teen insubordinado e o amigo secreto de Michael Jackson


LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça as piadas infames, alfinetadas veladas e sorrisos amarelos das confraternizações de fim de ano do mundo corporativo. A "festa da firma" dos Parlapatões, que se estende de hoje a domingo, terá Michael Jackson, um Cristo no auge da rebeldia teen e um Papai Noel em indulto natalino entre seus "convidados".
Os ilustres estão escalados para o 1º Farsas de Natal, festival de cenas cômicas em que a trupe anfitriã divide a cena com sete grupos convidados, como Risomundi, Werber Dirigis e Olaria Grandes Bosta.
O Werber leva ao palco a apresentadora de TV Tia Zefa, que aproveitará o oba-oba natalino para fazer uma exclusiva com o bom velhinho, na verdade um presidiário em liberdade temporária por conta da temporada festiva. Já a Olaria faz graça com a insubordinação de um Jesus adolescente à mãe.
Os Parlapatões, por sua vez, mostram o amigo secreto do clã Nevers, do qual participam o Abominável Homem das Nevers, uma Branca de Nevers resgatada do limbo e Papai Noelvers. Michael Jackson, como proprietário de Neverland, oferece a ceia.
A companhia também prepara pílulas para os intervalos entre as cenas. Em uma delas, apresenta seu presente de Natal à nação corintiana: o craque (do garfo) Claudinei Brandão. Ele e seus colegas de trupe Hugo Possolo, Henrique Stroeter e Raul Barreto (e atores "independentes" que trabalharam com os Parlapatões neste ano) também reencenam "O Auto dos Palhaços Baixos", espetáculo criado em 2004 por encomenda do CCBB, e que já virou tradição como "saideira" anual do grupo.
Em cena, um coletivo mambembe se vira para rodar um filme sobre o Natal depois que o patrocínio para uma película a respeito do circo é cortado. Um elenco totalmente despreparado terá de se haver com a história do nascimento de Jesus e da visita dos três reis magos. O artista escalado para viver o anjo Gabriel, por exemplo, tem o "physique du rôle", mas não articula duas frases sem gaguejar.
Em meio aos gracejos natalinos, será lançada a revista "Encena" (amanhã, às 19h30), que traz entrevistas, perfis e dossiês fotográficos de nomes proeminentes na cena paulistana. O primeiro número sabatina o crítico Sábato Magaldi, o escritor e dramaturgo Fernando Bonassi e faz uma antologia de meio século de Teatro Oficina. Em janeiro, o Espaço Parlapatões receberá "Será que A Gente Influencia Caetano?", de Mário Bortolotto, e a reestréia de "Agreste", de Newton Moreno. A companhia prepara para o fim do primeiro semestre uma montagem de "O Papa e a Bruxa", de Dario Fo.

O AUTO DOS PALHAÇOS BAIXOS
Quando: amanhã, às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 20h
Onde: Espaço Parlapatões (pça. Franklin Roosevelt, 158, SP, tel. 0/xx/11/ 3258-4449)
Quanto: R$ 15
Classificação: não indicado a menores de 14 anos

1º FARSAS DE NATAL
Quando: hoje, às 21h; amanhã e sábado, às 23h59
Onde: Espaço Parlapatões
Quanto: R$ 15
Classificação: não indicado a menores de 16 anos



Texto Anterior: Mais um filme brasileiro vai a Sundance
Próximo Texto: Por que ver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.