São Paulo, sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO
ALTAS CONFUSÕES
Bandeirantes, 13h. (Attack of the 60 Foot Centerfold). EUA, 1995, 90 min. Direção: Fred Olen Ray. Com J.J. North, Raelyn Saalman. Na tentativa de se tornar "modelo do ano" de uma revista masculina, garota entrega-se a médico que lhe promete um programa científico de embelezamento. A coisa dá errada e ela começa a crescer desmesuradamente. A tentativa é interessante (o hábito de tentar mudar o corpo, nesse ramo, é frequente e doentio), mas o resultado é uma comédia bastante precária, segundo referências de comentaristas norte-americanos. Inédito.


ADORÁVEL ANDRÓIDE 2
SBT, 13h50.
(Not Quite Human 2). EUA, 1989, 92 min. Direção: Eric Luke. Com Alan Thicke, Robyn Lively, Jay Underwood. O andróide Chip, que fez sua primeira aparição em filme de 1987, continua estudando. Agora vai para a universidade e ali encontra uma outra andróide, por quem se apaixona. Os estúdios Disney estão levando um pouco longe demais a confusão entre humanos e robôs, não?

AS GÊMEAS DE SORTE
Globo, 15h40.
(Off to Grandmother's House We Go). EUA, 1992, 91 min. Direção: Jeff Franklin. Com Mary Kate, Ashley Olsen, Rhea Pearlman. Gêmeas do barulho decidem presentear a mãe passando o Natal com a avó, mas decidem não contar nada a ninguém. No caminho, elas vão se envolver nas confusões necessárias a compor uma comédia.

O PESTINHA 2
SBT, 22h00.
(Problem Child 2). EUA, 1991, 90 min. Direção: Brian Levant. Com John Ritter, Michael Oliver e Lorraine Newman. Ben muda-se com seu filho adotivo para uma cidadezinha que é conhecida como a capital das mulheres divorciadas. O garoto não demora para tornar-se o centro das atenções das mulheres do local, mas só arranja encrencas na tentativa de chamar a atenção do pai. Um dia conhece uma garotinha na escola que faz com que mude o seu comportamento. Filmeco no gênero "os demônios da Tazmânia também amam" que consegue no máximo render uma matinê razoável.

SEDUÇÃO
Bandeirantes, 22h30.
(Belle Époque). Espanha, 1992, 109 min. Direção: Fernando Trueba. Com Jorge Sanz, Maribel Verdú. Quatro filhas de um velho anarquista espanhol tentam seduzir o seduzível soldado republicano desertor que abrigam em sua casa. A história é ambientada na Espanha dos anos 30, antes da tomada do poder por Franco.

INTERCINE 1
Globo, 0h35.
"Screamers - Assassinos Cibernéticos" (Canadá/EUA, 1996, de Christian Duguay, com Peter Weller, Jennifer Rubin) e "Os Crimes da Viúva Negra" (1993, de Alan Metzger, com Elizabeth Montgomery, David Clennon) são os candidatos à exibição no primeiro "Intercine" da sexta.

TRAIÇÃO MORTAL
Bandeirantes, 2h35.
(The Killing Jar). EUA, 1993, 90 min. Direção: David Blum. Com James Van Patten, Pamela Bryant, Paul Winfield. Uma ex-garota de programa se casa com um advogado e decide tentar esquecer o seu passado, que considera condenável. Mas, quando resolve se livrar dela, o advogado não esquecerá.

OS TOMATES ASSASSINOS ATACAM A FRANÇA
SBT, 2h40.
(The Killer Tomatoes Eat France). EUA, 1994, 94 min. Direção: John DeBello. Com Marc Price, Angela Visser, Steve Lindquist, John Astin. Os perversos tomates assassinos decidem colocar um falso rei Luís no trono da França. Um turista é o único que pode salvar o pobre país. Quarta aventura dos tomates, com o humor satírico que tem seus fãs.

INTERCINE 2
Globo, 2h40.
Para fechar a semana, a emissora coloca como primeira opção "Muito Além do Jardim" (1979, de Hal Ashby, com Peter Sellers, Shirley MacLaine, Melvyn Douglas). A opção dois é "Carrossel de Emoções" (1964, de John Rich, com Elvis Presley, Barbara Stanwick).

CLUBE DO SUICÍDIO
SBT, 4h30.
(The Suicide Club). EUA, 1988, 90 min. Direção: James Bruce. Com Mariel Hemingway, Robert Joy, Madeleine Potter. Já traumatizada pelo suicídio do irmão, Mariel Hemingway acaba participando de uma estranha reunião de aristocratas, em que os convidados participam de um sorteio, e o vencedor é convidado a participar de um ritual sinistro. "Thriller" em que a atuação de Hemingway, e só ela, costuma ser lembrada.

TV PAGA
Infortúnios da virtude

da Redação

Depois de longo exílio no México, Luis Buñuel voltou à Espanha para filmar "Viridiana" (Multishow, 2h), de 1961. Havia provocação aí: voltar bem à Espanha para contar a história blafema da noviça Viridiana que deixa o convento para visitar um velho tio.
Na verdade, Buñuel queria pôr em cena uma velha obsessão: a idéia da moça pura à mercê de um homem idoso e libertino.
Daí por diante, entra-se num território sombrio, em que a confrontação da pureza com o pecado parece igual a "Simão do Deserto", de 1965 (onde o homem era o santo e a mulher, a tentação), acrescentando-lhes uma suntuosidade sinistra, proporcional aos infortúnios da virtude a que é submetida esta estranha heroína. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.