São Paulo, sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme concorre em melhor estrangeiro e atriz dramática
Globo de Ouro indica "Central' duas vezes

IVAN FINOTTI
da Reportagem Local

O filme "Central do Brasil" e a atriz Fernanda Montenegro foram indicados ontem ao Globo de Ouro, o principal prêmio de cinema dos EUA depois do Oscar.
"Central do Brasil" concorre, com outros quatro títulos, ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Fernanda Montenegro foi indicada como melhor atriz dramática.
Minutos após saber da indicação, o diretor Walter Salles deu entrevista por telefone de Paris. "Pessoalmente, vejo essa indicação unicamente como consequência do desejo de fazer um filme intrinsicamente brasileiro."
A atriz Fernanda Montenegro estava na Alemanha, para uma pré-estréia do filme em Hamburgo.
À noite, os dois se encontrariam em Paris para um jantar de comemoração oferecido pela co-produtora francesa de "Central do Brasil", a Mact. Na França, o filme já foi visto por 170 mil pessoas, segundo Salles.
Os filmes que concorrem com "Central do Brasil" são o dinamarquês "Festa de Família", o argentino "Tango", o americano (falado em espanhol) "Homens Armados" e o holandês "The Polish Bride".
Fernanda Montenegro foi indicada para atriz dramática ao lado de Susan Sarandon (por "Lado a Lado"), Meryl Streep ("One True Thing"), Emily Watson ("Hillary & Jackie") e Cate Blanchett ("Elizabeth").
Prévia do Oscar
O Globo de Ouro, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira, é considerado uma prévia do Oscar. A entrega do prêmio acontece em 24 de janeiro.
O Oscar anunciará seus indicados em 13 de fevereiro e entregará as estatuetas em 21 de março.
No ano passado, o maior vencedor do Globo de Ouro foi a superprodução "Titanic", que levou quatro prêmios -de filme dramático, direção, trilha sonora e canção original. Dois meses depois, levou 11 Oscar.
Walter Salles prefere não apostar nisso. "Esse território, para mim, é terra estrangeira. Não tenho experiência nem conhecimento para fazer uma correlação entre o Oscar e o Globo de Ouro, e, pessoalmente, qualquer especulação me parece precipitada."
Dos quatro filmes que concorrem com "Central do Brasil", Salles viu apenas o argentino "Tango". "Estou surpreso com a falta de "Os Herdeiros', da Áustria", disse.
Salles disse ainda que os vários prêmios de "Central" mostram que "vale a pena fazer cinema no Brasil, mas antes de mais nada, é preciso continuidade na produção, tanto para nossos mestres quanto para jovens cineastas".
"Mais do que uma prova da retomada do cinema brasileiro, a indicação é o reconhecimento de uma atriz extraordinária."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.