São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

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Agências e grifes mimam as tops

EVA JOORY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Água de coco, frutas, champanhe. É o que aguardava no camarim a top Michelle Alves, da abertura de "Belíssima", antes de ela entrar na passarela. A responsável pelos agrados é sua empresária, Mônica Monteiro, ex-agente de Gisele Bündchen e agora dona da agência MM. Os mimos de Mônica a suas modelos principais, Michelle e Letícia Birkheuer, incluem diárias no hotel Emiliano, um dos mais caros da cidade.
Que a vida de top é glamourosa ninguém duvida. Não bastassem os cachês polpudos, há os mimos: primeira classe em aviões, comida japonesa nos camarins e roupas de graça. "Temos mais atenção porque trabalhamos muito. Quando era "new face", esperava horas para me maquiar. Hoje sou a primeira", diz Michelle, 25.
Para o resto das modelos, e principalmente para as "new faces", as temporadas de moda significam trabalho árduo, dietas radicais, dividir apartamentos com outras modelos, andar de van e um cachê baixo, entre R$ 400 e R$ 800. Em um patamar mais privilegiado estão as categorias "special", com cachês de R$ 1.300 e "special plus", com valores entre R$ 5.000 a R$ 10 mil. No topo da pirâmide está Gisele, com cachê de, no mínimo, R$ 30 mil.
Laura Vieira, booker da agência Ten, que se especializou em oferecer serviços personalizados para suas tops, como Marcele Bittar, diz que as modelos gostam de uma atenção especial. "Na prova de roupa elas passam na frente. Discutimos cachê, pedimos os hotéis e levamos elas às festas." Uma das tops mais admiradas por profissionais e colegas é Carol Trentini. "Ela fica brava se tento passá-la na frente numa prova de roupa", diz o booker Anderson Baugartner, da Marilyn.
Já os únicos caprichos de Jeisa Chiminazzo são "uma massagista de plantão e um cabeleireiro particular", conta Alê Gomes, da L'Équipe. Quando Linda Evangelista declarou nos anos 90 que não saía da cama por menos de US$ 10 mil, a reação foi de espanto. Algumas tops têm isso e muito mais.


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