São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Lenise Pinheiro
SEPARADOS NO NASCIMENTO Nilton Bicudo ouvia muito dizer que era parecido com Lourenço Mutarelli. "Identificavam a loucura dele com a minha, não o corpo, a fisionomia", conta. Então, leu o livro "O Natimorto", de Mutarelli, e viu a foto do escritor. "Fiquei chocado. Achei que éramos muito parecidos." Pouco depois, ele foi convidado para atuar na adaptação do livro para o teatro. O espetáculo, que estreou em novembro de 2007, fica em cartaz até fevereiro, no Espaço dos Parlapatões, na praça Roosevelt.

Alagados
Para enfrentar as enchentes típicas do verão paulista, o governo de SP aumentou em 9% os recursos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em relação ao ano passado. Em 2008, a verba será de R$ 13,2 milhões. Também foi reduzida de 20% para até 5% a contrapartida com a qual o município afetado pelas chuvas deve contribuir para ser atendido pelo órgão. A Cedec também ganhou o seu primeiro helicóptero: um Jet Ranger, doação da Receita Federal, que recebeu a aeronave como pagamento de uma dívida tributária.

SÓ COM AXÉ
Cena inusitada na abertura do Festival de Verão de Salvador, na última quarta: o senador ACM Júnior e o deputado ACM Neto, ambos do DEM-BA, filho e neto do cacique Antonio Carlos Magalhães, morto no ano passado, convidaram para seu camarote o ex-inimigo peemedebista e hoje ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). "Isso são coisas do passado", disse ACM Neto.

MEU PASSADO
Para enfrentar a oposição no STF (Supremo Tribunal Federal) e garantir que pode aumentar de 9% para 15% a CSSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) para o setor financeiro, como meio de cobrir o rombo deixado pelo fim da CPMF, o governo usará argumentos produzidos pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

 

Em 2007, ele apresentou projeto de lei que aumentaria para 18% a CSSLL do setor. Seria, justificou, um meio de devolver à sociedade, em serviços públicos, "juros e tarifas excessivos cobrados pelos bancos, o que se reflete nos balanços cada vez mais exuberantes".

ESTÁDIO
O governador José Serra (PSDB) ficou sócio do Palmeiras nesta semana. Reclamou do valor do título, de R$ 9 mil.

MENSALÃO
Dias 23 e 24 de janeiro, a Justiça Federal de São Paulo vai tomar os depoimentos do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Ambos respondem a ação penal sob acusação de prática de crimes relacionados ao mensalão, a mesada paga pelo governo petista à base aliada.

CARTOLA & BAR
Andrea Fasano levará pratos de boteco ao camarote da Nova Schin, no Rio. Quer combinar com "Cartola", tema do lugar.

MISTER GAY DO BRASIL

"O argentino é muito bonito"

O publicitário Luciano Lupo, 28, nunca trabalhou como modelo. Participou de um concurso de Mister Gay em Cuiabá e ganhou por W.O.: os outros dois candidatos desistiram e ele levou o cetro. "Eu era anônimo. Minha vida era tranqüila. E-ra. Não é mais." Escolhido para representar o Brasil no Mister Gay de Los Angeles, uma espécie de Miss Universo gay, que será decidido amanhã, ele falou à coluna:

 

FOLHA - Você não tem medo de ser como a Natália Guimarães, que foi vice-campeã no Miss Universo?
LUCIANO LUPO -
Olha, ela tinha tudo pra ganhar, mas é melhor abafar. No meu caso, acho que vamos fazer bonito. Somos organizados, estamos levando presentes [havaianas e camisetas com o Cristo Redentor envolto em manto com as cores do arco-íris], temos a simpatia do brasileiro.

FOLHA - Há outros candidatos bonitos na disputa, não?
LUPO -
É. O argentino, por exemplo, é muito bonito.

FOLHA - Você não tem medo de ser "só um rostinho bonito"?
LUPO -
O importante é mostrar conteúdo. Depois, o que tem por fora. Daí tem desfile de sunga e tal. Vou me sair bem nisso. Só na hora da fantasia exótica, que vou de índio, vai ser mais complicado, porque é um debate político. Vou representar o meu Estado e a Amazônia.

ROSA LÁ
A grife Rosa Chá, que desfilava apenas no verão da semana de moda de Nova York, vai se apresentar também nesta temporada de inverno, em fevereiro. Famosa pela moda praia, desfilará, desta vez, principalmente roupas.

CASAMENTO
O comentarista esportivo da Globo e ex-piloto de Fórmula 1 Luciano Burti vai se casar. A noiva Daniela Norbert marcou a cerimônia para 31 de maio.

FAÇA VOCÊ MESMO
A Bienal do Livro deste ano, que acontece em agosto, terá um "Livro de Todos". A obra será lançada na internet, meses antes do evento, com o primeiro capítulo assinado por um escritor conhecido. Os internautas deverão escrever o restante da história e o livro pronto vai ser vendido durante a Bienal.

CURTO-CIRCUITO

A EXPOSIÇÃO DE SELOS "Filatelia de Israel", do colecionador Jayme Kuperman, tem abertura hoje, no clube A Hebraica.
ANTUNES FILHO abre hoje a 9ª edição da "Prêt-à-Porter", um exercício de dramaturgia, no Sesc Consolação.
A BIOGRAFIA DO ESTILISTA Lino Villaventura será lançada hoje, às 18h, na livraria Laselva da SP Fashion Week.
O DJ FRANCÊS Ben Men toca amanhã, às 5h, no clube D-Edge. George Actv e Oscar Bueno também se apresentam.
O FILME "PARANOID PARK", de Gus Van Sant, tem pré-estréia hoje, às 11h, no cinema Reserva Cultural, na avenida Paulista.


ANDRÉA MICHAEL (interina), AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Cronologia
Próximo Texto: Caco na moda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.