São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Hopkins surpreende em filme tresloucado

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Um Sonho Dentro de um Sonho" (TC Premium, 22h; não indicado a menores de 14 anos) é o tipo de filme que contraria qualquer expectativa.
Fala-se, emulando o Fellini de "Oito e Meio", de um realizador de cinema em crise. Mas a lógica é a do caos, com imagens rápidas costuradas desconectadamente.
Tudo nos chega aos fluxos, o que não deixa de ser interessante, pois estamos falando, mais precisamente, sobre um colapso da memória e apreensão do mundo (problemas vinculados ao cinema).
É bem estranho, sim, beirando o insuportável. Mas, estranho mesmo, é que o tal cineasta em crise é feito por Anthony Hopkins, ator cujo trabalho de pequenos gestos, mais clássico, não parece formatado para essa fita tão tresloucada.
E, espantoso mesmo, é o próprio Hopkins tê-lo dirigido, aos 70 anos. Não dá para imaginá-lo assinando um roteiro como o desse bizarro filme. E talvez seja aqui um dos grandes momentos de Hopkins, pois ele faz o inesperado, o que é bem raro.


Texto Anterior: Documentário: Especiais mostram trajetória de Obama
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.