São Paulo, terça, 19 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp e MAC têm trabalhos

da Reportagem Local

Não vai ser preciso esperar até o segundo semestre para ver Picassos na cidade. O Masp, por exemplo, tem quatro obras espanhol.
"Retrato de Suzanne Bloch" (1904) pertence a sua fase azul, que vai de 1901 a 1905. São telas mais taciturnas, em tons frios, que refletem o período de privação econômica que o pintor passou em Paris.
"Toalete (Fernande)", de 1906, pertence à fase rosa, quando a obra de Picasso foi invadida por tons mais quentes e por grande sensualidade.
A mudança se deve ao feliz romance que mantinha com Fernande Olivier.
Os planos multifacetados de "Busto de Homem" (1909), outra tela do Masp, inserem a obra no cubisno, movimento inaugurado com "As Senhoritas de Avignon" (1907) e que abriu caminho para a arte abstrata. O Masp possui ainda o pastel "Natureza-Morta com Melancia e Cacto" (1948), mas raramente o exibe, já que tem Picassos mais importantes.
O MAC-USP tem em seu acervo "Figuras", tela tardo-cubista realizada em 1945. A partir desse ano, com o fim da Segunda Guerra, a obra de Picasso começa a perder influência e o artista passa a revisitar fases de sua própria carreira ou a retrabalhar clássicos da história da arte de outros pintores. (CF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.