São Paulo, sábado, 19 de março de 2005

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CINEMA/"DOWN AND DIRTY PICTURES"

Obra esmiuça ascensão da Miramax

SÉRGIO RIZZO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Este negócio envolve ego e cobiça. Harvey é o ego, e Bob, a cobiça", diz Patrick McDarrah, ex-executivo da Miramax, sobre a bem-sucedida simbiose entre os irmãos Weinstein, fundadores e chefões da produtora e distribuidora que nasceu pequena, quase caseira, e hoje é considerada "a menor das grandes" no mundo de Hollywood.
Às vezes, no entanto, ela parece mais forte e importante do que as megacorporações que dominam o "negócio" ao qual se refere McDarrah, uma das centenas de fontes ouvidas pelo jornalista Peter Biskind para reconstituir a ascensão dos Weinstein em "Down and Dirty Pictures - Miramax, Sundance, and The Rise of Independent Film" (imagens baixas e sujas - Miramax, Sundance e a ascensão do filme independente).
"Já foi dito que, se Hollywood é como a Máfia italiana, os independentes se assemelham aos mafiosos russos. Em ambos os casos, os vilões ganham dos mocinhos, mas em Hollywood eles fazem isso com um certo estilo", compara Biskind. A truculência, na Miramax, seria um atributo público de Harvey, 53, dois anos mais velho do que Bob.
Ao caçula, reservado e enigmático, caberia zelar pelo fluxo do caixa e se certificar de que cada projeto "dará dinheiro". Sua preferência por filmes baratos e de apelo popular contrastaria com o gosto de Harvey por superproduções de "prestígio", como "Cold Mountain" e "Gangues de Nova York".
Nascidos no Queens, em Nova York, os Weinstein eram, segundo Biskind, "anomalias no mundo da distribuição independente". Enquanto seus pares começaram a atuar nos anos 70 em cineclubes universitários e salas de arte, eles se dedicavam à produção de shows musicais.
"Todos nós refletimos o lugar de onde viemos. No ramo musical, você precisa lutar pelo seu território e usar táticas intimidatórias", observa Tom Bernard, co-presidente da Sony Classics. Harvey e Bob compraram um teatro em Buffalo, no fim dos anos 70, e decidiram programar filmes para "manter as poltronas quentes" quando não houvesse show.
Mudaram-se para Nova York em 1979. Em novembro do mesmo ano, Robert Redford hospedava cineastas em sua mansão de Utah para uma conferência em que a "nova Hollywood" -a geração que se instalou nos grandes estúdios, na passagem dos anos 60 para os 70, e que Biskind retrata em seu livro anterior, "Easy Riders, Raging Bulls"- discutiu seus rumos.
Redford lançava ali a semente do Instituto Sundance, homenagem ao bandido romântico interpretado pelo ator em "Butch Cassidy". Fundada em 1981, a organização sem fins lucrativos que congregou os "independentes" promoveria, entre outras atividades, o mais importante festival de cinema dos EUA.
Paralelamente, os Weinstein se impunham como a principal distribuidora desse nicho. Biskind trata Sundance e Miramax como as "torres gêmeas" do cinema independente, responsáveis por lançar sombras gigantes sobre os demais.
Redford, ciente do enfoque, não quis recebê-lo. Harvey tentou convencê-lo a escrever outro livro, que "a Miramax Books teria prazer em publicar", mas, por fim, concordou em falar. Embora se concentre neles, Biskind costura trajetórias de dezenas de personagens e descreve os bastidores dos marcos dessa história.
Houve uma Palma de Ouro em Cannes que reconheceu a onda ("Sexo, Mentiras e Videotape", em 1989) e outra que registrou sua inserção na lógica da indústria ("Pulp Fiction", em 1994). Entre os dois prêmios, em 1993, a Disney absorveu a Miramax por US$ 100 milhões, mas os irmãos mantiveram a autonomia para tocar projetos e se associar a outros estúdios - "Shakespeare Apaixonado" (98), Oscar de melhor filme, foi parceria com a Universal.

Epílogo
O livro de Biskind não alcança, infelizmente, o rumoroso epílogo dessa união, ainda em pleno andamento e repleto de incógnitas. A Disney -já em clima de "final de governo" com a saída (marcada para setembro) de Michael Eisner, o controvertido presidente do grupo- negocia detalhes do rompimento de contrato com os Weinstein. O ego e a cobiça, para deleite de seus muitos inimigos, vão começar tudo outra vez.
Down and Dirty Pictures - Miramax, Sundance, and The Rise of Independent Film
    
Autor: Peter Biskind
Editora: Simon & Schuster
Quanto: US$ 15/R$ 41 (544 págs.)

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