São Paulo, segunda-feira, 19 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br




TV Globo vai "relançar" "Paraíso Tropical"

A Globo começa nesta semana a bombardear chamadas da novela "Paraíso Tropical" em quase todos os intervalos de seus programas. Será um esforço para tentar aumentar a audiência da novela, a pior estréia da faixa das 21h na década.
Nas chamadas, a Globo contará as histórias da novela desde o começo, de forma bem didática. O recurso é chamado de "relançamento". Visa apresentar a trama ao telespectador que ainda não viu a produção.
Dessa forma, a Globo espera atrair o telespectador que rejeitou "Paraíso Tropical" em suas duas primeiras semanas, mas que não migrou para nenhuma concorrente. Telespectadores que representam pelo menos seis pontos no Ibope simplesmente deixaram de ver novela com o fim de "Páginas da Vida". São pessoas que se sentiram frustradas com os desfechos da novela de Manoel Carlos.
Na Globo, é quase unanimidade que "Paraíso Tropical" é uma boa novela. Mas a cúpula da TV ainda tenta descobrir o motivo da rejeição. Pesquisas com grupos de telespectadores, que costumam ser feitas no 40º capítulo, foram antecipadas para a semana que vem.
Até agora, a única mudança visível foi a interrupção do uso de software que dava um acabamento nas imagens um tanto granulado, acizentado, de documentário para cinema. Isso gerou reclamações de telespectadores, para os quais "Paraíso Tropical" estava "pesada".

PARCERIA 1
A JB TV, que será lançada em abril pelo empresário Nelson Tanure, negocia parceria com a TV Gazeta. A nova rede ocupará os canais da CNT, que não tem geradora em São Paulo -apenas uma retransmissora, no canal 26, de baixa potência.

PARCERIA 2
Para piorar, o transmissor de 60 quilowatts da CNT quebrou, e a JB TV entrará no ar com um de apenas 10 quilowatts. Sem um bom sinal aberto em São Paulo, a JB TV terá dificuldades para crescer.

PARCERIA 3
Segundo Daniel Barbará, superintendente do grupo de mídia de Tanure, as negociações avançam. Como a programação da JB TV no início será das 18h às 24h, a rede deverá absorver o programa de Ronnie Von.

COMEÇOU
Em baixa no Ibope, o "SBT Brasil" terá novo horário a partir de hoje. Entrará no ar no mínimo meia hora mais tarde -até a semana passada, era às 20h15, mesmo horário do "JN".

ADESÃO TOTAL
Nem as empresas do grupo Globo resistiram ao crescimento da Record. A Net será patrocinadora das transmissões do Pan na rede de Edir Macedo. E a Sky comprou uma cota de patrocínio de "O Aprendiz 4 - O Sócio".

MARÉ BAIXA
Reflexo da baixa audiência de "Paraíso Tropical": apesar das cenas picantes, nenhuma reclamação contra a novela das oito foi registrada pelo departamento de classificação indicativa do Ministério da Justiça até a última sexta-feira.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.