São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - daniel.castro@grupofolha.com.br

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
GLOBO GRAVA NA ÁFRICA
Henri Castelli acaricia elefante durante intervalo de gravações de "Caras & Bocas", próxima novela das sete da Globo, na África do Sul; seu personagem é medroso

Projeto dobra propaganda partidária na TV

As TVs estão em campanha nos bastidores contra projeto de lei que aumenta em 115% o tempo para propaganda partidária. O projeto, apresentado em 2007 pelo senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, está na fila para ser votado pelo plenário do Senado.
Segundo cálculos, o tempo ocupado pelos partidos em cada emissora de São Paulo subiria de 1.188 minutos, em 2008, para mais de 2.400 minutos por ano. Esse é o tempo ocupado apenas com os programas exibidos, simultaneamente por todas as redes, às quintas-feiras, às 20h30, e por inserções de 30 segundos. O projeto não altera a propaganda eleitoral gratuita, veiculada quando há eleições.
Nesta semana, começou a circular e-mail que alerta sobre a iminência de aprovação do projeto pelo Senado (ele tem de passar pela Câmara ainda). Diz o e-mail, apócrifo, que o aumento de tempo é "uma violência contra o direito de escolha do cidadão-telespectador". A carta pede envio de protestos a senadores e deputados.
A assessoria de Sérgio Guerra informa que o projeto é consenso entre partidos e que está sendo discutido com as TVs, para chegar a "um entendimento". O projeto, a rigor, restabelece aos partidos patamar de tempo que havia até 2006. Ele distribui o tempo conforme a representatividade. Grandes teriam dois programas de 20 minutos por ano e o dobro desse tempo em inserções.

CRAQUE
Emissários do jornalismo esportivo da Globo andaram sondando o ex-jogador Neto, comentarista de futebol da Band e do Band Sports.

EXTRA 1
Até sua final, em 7 de abril, a nona edição de "Big Brother Brasil" ainda terá dois paredões extras. As eliminações acontecerão em dois domingos, 29 de março e 5 de abril. Na final, haverá apenas três competidores.

EXTRA 2
Até lá, o diretor de "BBB", J.B. de Oliveira, o Boninho, poderá voltar a usar o quarto branco, que foi acusado pelo Ministério Público de ser "instrumento de tortura" e serviu para eliminar o participante Léo, com claustrofobia. Mas, desta vez, Boninho pensa em uma utilização mais "light".

TENDÊNCIA
Regina Casé terá uma nova série no "Fantástico", intitulada "Vem com Tudo". O quadro mostrará tendências de comportamento e de consumo, ou seja, o que está na moda. Como em "Central da Periferia", terá uma abordagem "antropológica". Regina fará entrevistas e cenas de ficção nas ruas.

FRANCÊS
Agora sob o comando de Jayme Monjardim, Renato Aragão fará um segundo seriado neste ano. A produção terá gravações, ainda neste semestre, em Paris.

VITAMINA
A Record usará "Promessas de Amor", a terceira parte de "Os Mutantes", para tentar emplacar o vencedor do reality show "Ídolos". O tema de abertura da novela será interpretado por Rafael Barreto.


Texto Anterior: José Simão: Enchentes! Vou trabalhar de banana boat!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.