São Paulo, sábado, 19 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

O novo Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro anuncia nos próximos dias aquela que deve ser a maior reformulação na história do cinquentenário Jabuti. Alvo de críticas no final do ano passado, o prêmio foi questionado publicamente pelo grupo Record, um dos maiores do país, e fez surgir a jocosa campanha "Chico Buarque, devolva o Jabuti", que teve como pivô o vencedor do grande prêmio de ficção. "São muitas as mudanças e estou satisfeita com o resultado", afirma Karine Pansa, presidente recém-empossada da CBL. Entre as marcas de sua gestão, destacam-se o alinhamento com a ministra da Cultura, Ana de Holanda, no debate sobre a lei de direitos autorais e a intenção de aumentar a oferta de cursos sobre livro digital.

"O nosso nunca pediram para devolver"
ANDREA MATARAZZO Secretário da Cultura de São Paulo, elogiando o Prêmio SP de Literatura, na segunda, no lançamento no Brasil da editora portuguesa Babel



CASAL PRODUTIVO

Ruy Castro e Heloisa Seixas concluíram três projetos ao mesmo tempo, mas sem precisar fazer serão. "Deu até para ir ao Sambódromo, sair em bloco e comer buchada em São Cristovão", conta ela. Juntos, entregaram à Companhia das Letras o original de seu livro a quatro mãos, "Terramarear - Peripécias de Dois Turistas Culturais", previsto para agosto.
À paulista Imprensa Oficial, Ruy enviara o esperado "O Melhor da "Senhor'", que deve chegar às livrarias em abril, mês em que a mulher publica também "O Prazer de Ler" pela carioca Casa da Palavra.

A MARILYN MAIS ÍNTIMA
Sucesso nos EUA e na França, "Fragments: Poems, Intimate Notes, Letters", que reúne textos escritos pela atriz, teve os direitos comprados no Brasil pelo selo Tordesilhas

MAIS JAPÃO

A tragédia no Japão é particularmente sentida na Estação Liberdade, conhecida por trazer a literatura japonesa para cá. "Como estamos virados para o Japão, isso mexe mais ainda com nossa sensibilidade", diz Angel Bojadsen, diretor editorial. Livrarias já começaram a procurá-los para fazer homenagens ao país. Nos próximos meses, há nova fornada de títulos japoneses: "Chuva Negra", de Masuji Ibuse, "O Castelo de Yodo", de Yasushi Inoue, "O Vento Leste", de Otohiko Kaga, e "A Valise do Professor", de Hiromi Kawakami. De não ficção, sai o ensaio do historiador de literatura Shuichi Kato, "Tempo e Espaço na Cultura Japonesa".

Gilberto Freyre
A nova edição de "Novo Mundo dos Trópicos", de Gilberto Freyre, sai em abril pela Global, que relança toda a obra do ensaísta.

Do Iraque
"Conversas sobre Jane Austen em Bagdá", da jornalista britânica Bee Rowlatt e da professora iraquiana May Witwit, será publicado neste semestre pela Reler. No ano passado, a editora lançou "A Garota da Fábrica de Mísseis", da chinesa Lijia Zhang.

Só para o blog
Sete autores publicam a partir de hoje no blog da CosacNaify sobre sociedades secretas de escritores, como parte da divulgação do novo livro do espanhol Enrique Vila-Matas, "História Abreviada da Literatura Portátil". No ar desde outubro de 2009, o blog da editora é um dos que mais apresentam textos exclusivos de autores de diversos gêneros, como parte da estratégia de relacionamento com leitores.


Texto Anterior: Livros: Não Ficção
Próximo Texto: Michel Laub se rende ao judaísmo pela primeira vez
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.