São Paulo, sábado, 19 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unificação de disputas de curtas e médias é a novidade

da Equipe de Articulistas

A principal novidade das mostras competitivas de Gramado-97 é a unificação das disputas de curtas e médias-metragens, de 16 e 35 mm. "Queremos inovar", diz Esdras Rubim. A idéia é selecionar de 10 a 12 títulos, independentemente da bitola.
A competição de curtas e médias será mantida no Palácio dos Festivais. As reprises devem acontecer na sala reformada no anexo do hotel Serrano, sede administrativa do evento, que passa a contar com projeção em 35 mm.
Novamente serão duas as mostras competitivas de longas-metragens: uma, com produções latinas, outra, com brasileiras. A primeira deve ter oito filmes. A segunda, em tese, também, mas o número poderá ser alterado. "Vamos estudar, de acordo com a possibilidade", diz Rubim.
Não haverá seleção para os longas-metragens. Os filmes concorrentes para ambas as disputas serão convidados.
Metade da disputa latina já está definida: "Bajo la Piel", do peruano Francisco Lombardi, "Ilona LLeva Com La Lluvia", do colombiano Sergio Cabrera, "Santeria", da venezuelana Solveig Hoogesteinjn, e o documentário "Yo Soy - Del Son a la Salsa", do cubano Rigoberto Lopez.
Brasileiros
Rubim citou 17 títulos brasileiros como possíveis concorrentes: "O Homem Nu", "For All - Trampolim da Vitória", "Os Matadores", "Ed Mort", "Anahy de las Missiones", "Lua de Outubro", "A Ostra e o Vento", "Canudos", "Bocage - Triunfo do Amor", "O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes", "Policarpo Quaresma", "A Reunião dos Demônios", "Como Ser Solteira no Rio de Janeiro", "As Feras", "Baile Perfumado", "Miramar" e "Buena Suerte".
A única presença confirmada no júri internacional é a do ator cubano Carlos Cruz, premiado no ano passado por seu trabalho em "Guantanamera".
A diretora Sandra Werneck ("Pequeno Dicionário Amoroso") e o cineasta Sérgio Sanz já foram convidados para o júri nacional. (AL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã