São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Microssérie "A Invenção do Brasil" estréia hoje na Globo

da Reportagem Local

Estréia hoje a principal atração do pacote de especiais em comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil na Globo, a minissérie "A Invenção do Brasil", escrita e dirigida por Jorge Furtado e Guel Arraes. A série, em três capítulos, enfoca, de forma farsesca e sem compromisso com a história oficial, a chegada dos descobridores portugueses e os contatos que estes travaram com os indígenas que aqui já habitavam.
No elenco figuram astros globais como Marco Nanini (o narrador), Selton Mello (Diogo Álvares, o Caramuru), Camila Pitanga (Paraguaçu), Déborah Secco (Moema), Tonico Pereira (Itaparica), Débora Bloch (Isabelle), Luis Mello (Vasco de Athayde), Pedro Paulo Rangel (dom Jayme) e Diogo Vilela (Heitor).
Guel Arraes e Jorge Furtado classificam "A Invenção do Brasil" como uma "documédia", uma mescla de documentário e pastelão. O Brasil "inventado" pela dupla de diretores/roteiristas foi concebido em locações como a praia de Picinguaba, no litoral paulista, e a cidade de Lisboa, em Portugal.
A série acompanha os passos de Diogo Alvares, artista português responsável por uma das lendas que povoam a mitologia nacional, a do Caramuru, criador de uma confusão envolvendo os mapas da viagem de Cabral.
O episódio de hoje vai ao ar às 22h, o de amanhã e o de quinta, respectivamente, às 22h40 e 23h. O livro "A Invenção do Brasil", com o roteiro da microssérie, será lançado na Bienal do Livro, que começa dia 28, em São Paulo.


Texto Anterior: Literatura: José Gil faz palestra hoje na Folha
Próximo Texto: Cinema: Brasília vê o novo cinema do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.