São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival traz Jon Spencer e ganha "filial" em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só de Asian Dub Foundation que vive o Abril pro Rock 2001. O principal evento de música independente no país, que começa amanhã em Recife (PE), tem na manga ainda dois trunfos da maior importância para o cenário underground.
O primeiro é abrigar entre as atrações a pequena grande banda americana Jon Spencer Blues Explosion, do ótimo guitarrista Jon Spencer, que tem invejável carteira de trabalho assinada no rock desde que figurou na banda punk Pussy Galore, nos anos 80.
Em sua primeira visita ao Brasil, a JSBE, que toca domingo, inicia em Pernambuco uma turnê de quatro shows no país. A banda sai mostrando em Belo Horizonte (dia 26), Maringá (PR, dia 27) e São Paulo (28) as músicas ainda de seu último disco, "Acme" (1998), mais várias canções do próximo CD, conforme disse Spencer recentemente à Folha.
A outra marca desta nona edição do Abril pro Rock é ecoar em São Paulo. O festival, que acontece em dois palcos de amanhã a domingo no Centro de Convenções de Pernambuco, arma uma "filial paulistana" no Sesc Pompéia no final de semana seguinte.
A miniedição do Abril pro Rock será realizada do dia 27 ao 29 simultaneamente na choperia e no teatro do Sesc, mas só trará na bagagem uma das suas duas maiores atrações internacionais, a Jon Spencer Blues Explosion (confira a lista completa das atrações das duas edições no quadro ao lado).
Outras presenças de destaque no festival de Recife são: Ratos de Porão, banda paulistana do "internacional" João Gordo; The Queers, veterano grupo punk hardcore dos EUA; e Amon Tobin, DJ mezzo inglês, mezzo carioca, importante nome da música eletrônica.
A noite de domingo do festival será finalizada com um show de Lobão, que contará com a participação especial do ex-mutante Arnaldo Baptista.
Segundo Paulo André, organizador do festival, as "apostas" deste ano do Abril pro Rock 2001, para manter a tradição reveladora do festival, são as bandas Textículo de Mary (de PE, banda de rock com três vocalistas gays) e Brasov (banda carioca que tem o ator global Felipe Rocha como vocalista).
O Abril pro Rock ainda tem um primo, que na semana que vem vai ajudar a esquentar o cenário independente brasileiro. É o Eletrônika Telemig Celular Festival, evento de novas tendências que fará Belo Horizonte de sede e está ajudando na empreitada de trazer ao Brasil o Asian Dub Foundation, Jon Spencer Blues Explosion e o DJ Amon Tobin. (LR)


Texto Anterior: Abril pro dub
Próximo Texto: Grupo inglês participa de projetos sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.