São Paulo, sábado, 19 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros - Crítica/"Assim Morreram os Ricos e Famosos"

Mórbido e divertido, livro traz obituário de nomes da cultura pop

Michael Largo narra em almanaque os últimos momentos da vida de famosos -de Albert Einstein ao golfinho Flipper

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Quero morrer nos braços de uma mulher peituda", dizia uma famosa pichação nos muros de SP anos atrás. Escolher a maneira de morrer teoricamente poderia ser privilégio dos "ricos e famosos", mas como mostra o mórbido e divertido livro do escritor Michael Largo, foram poucos os que conseguiram a morte da maneira desejada.
A realidade acaba mostrando o contrário: as "celebridades" morrem quase sempre do mesmo modo que o cidadão anônimo. É simples. Se você fuma muito, morre de câncer do pulmão. Se bebe muito, morre de alguma complicação do fígado.
O título original de "Assim Morreram os Ricos e Famosos" é "O Obituário Portátil". Largo colocou em ordem alfabética seres vivos dos mais variados tipos, como o golfinho Flipper, ou cavalos e chimpanzés célebres na TV. Já as pessoas da lista são nomes da cultura pop americana e algumas personalidades da história mundial.
Exemplo: o ator Jonathan Harris, da série "Perdidos no Espaço", morto em 2002, "quando uma embolia sabotou seu coração, aos 87 anos"; ou Átila, o Huno, morto após uma noite de excesso de vinho e sexo violento aos 47 anos, em 453 d.C.
Em forma de almanaque, com ilustrações e estatísticas, o livro tem erros factuais variados. Diz que Albert Einstein (morto de aneurisma cerebral em 1955, aos 76 anos) ganhou o prêmio Nobel pela "descoberta da teoria da relatividade". Bem, uma "teoria" não se descobre, propõe-se; e ele ganhou o Nobel pela descoberta do efeito fotoelétrico. Mas isso não tira seu valor como produto de cultura pop. Onde mais se poderia ler que o inventor da privada com descarga se chamava Thomas Crapper, e que "to crap" em inglês significa hoje "defecar"?
Crapper morreu em 1910, aos 73, segundo Largo, "não, como rezam algumas lendas urbanas, de obstrução intestinal, mas de artérias obstruídas".


ASSIM MORRERAM OS RICOS E FAMOSOS
Autor: Michael Largo
Tradução: Clara Alicia Allain
Editora: Larousse
Quanto: R$ 34,90 (300 págs.)
Avaliação: bom



Texto Anterior: Rodapé Literário: As ilusões perdidas
Próximo Texto: Atriz Meryl Streep narra longa jornada de baleias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.