São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série mostra volta de moradores a New Orleans após furacão Katrina

"Treme" também explora título de "berço do jazz" da cidade norte-americana

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Passados quase cinco anos desde que o furacão Katrina arrasou New Orleans, a tragédia ressurge para compor o cenário de uma nova série. "Treme", que acabou de estrear na HBO dos EUA, mostra o retorno das famílias à cidade arrasada.
Atenta ao apelo de New Orleans como "berço do jazz", a série procura destacar músicos de diferentes perfis para compor personagens. Parece ter agradado: após a estreia, o canal confirmou que a segunda temporada começará a ser filmada.
O título da série se refere a um subdistrito de New Orleans. Como é comum na região, "Treme" também nomeia a principal "brass band" do local. "Brass bands" são as tradicionais bandas que tocam nas ruas, amparadas principalmente por metais (trombone, tuba, trompete e saxofone) e que estão presentes tanto nas festividades quanto nos funerais.
O primeiro episódio começa com uma "brass band" tomando as ruas da cidade devastada, arrastando a população que retorna ao lar três meses após o furacão: alegria carnavalesca, música e dança embalando a retomada do território perdido.
Candidato a destaque é Rob Brown, que interpreta o trompetista Delmond Lambreaux. Vivendo em Nova York, em meio a linguagens jazzísticas mais modernas, o trompetista é intimado por seu pai a voltar a New Orleans, onde irá, aos poucos, se envolver com os tradicionais músicos do local e redescobrir suas raízes. No Brasil, não há previsão para estreia.


Texto Anterior: Roberto é reverenciado em Nova York
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.