|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
Cultura e Gazeta atraem público similar
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
Com programações totalmente distintas, as TVs Cultura e Gazeta têm públicos com
perfis econômicos semelhantes. São as emissoras abertas com maior participação
de classe AB, a mais rica, entre seus telespectadores. A grade da Cultura é
predominantemente infantil, enquanto a Gazeta transmite programas femininos,
religiosos e de televendas.
Segundo o Ibope, o público da Gazeta, embora pequeno, é formado por 39,1% de
pessoas da classe AB, 42,7% da classe C e por apenas 18,3% de telespectadores da
classe DE, a mais pobre. A TV Cultura registra uma audiência formada por 37% de
classe AB, 39,6% de C e 23,4% de DE.
Ambas as redes registraram audiência média diária de apenas 1 ponto na Grande
São Paulo em 2002 (onde cada ponto equivale a cerca de 48,5 mil domicílios).
A qualificação econômica é fator determinante na distribuição de verbas
publicitárias. Mas a Gazeta, que tem público mais adulto do que a Cultura, é
praticamente ignorada por grandes anunciantes, por causa da baixa média diária
de audiência.
A rigor, Globo (média diária de 20 pontos) e SBT (10 pontos) são as redes que
atingem o maior público qualificado. O público da Globo é 33,9% de AB, 40% de C
e 26,1% de DE. O do SBT, 22,6% de AB, 41% de C e 36,3% de DE. A audiência da
Record (4 pontos) é composta por 28,2% de AB, 39,4% de C e 32,4% de DE.
OUTRO CANAL
Caixa A Globo faturou entre janeiro e abril cerca de R$ 800 milhões,
o equivalente a um terço de suas receitas em 2002. O resultado superou as
expectativas da TV, que agora projeta um faturamento de até R$ 3,2 bilhões em
2003. Os dados são extra-oficiais.
Cáries A novela das sete da Globo, "Kubanacan", deverá virar
marca de chiclete. As negociações com um fabricante de doces estão avançadas. Já
a novela das oito, "Mulheres Apaixonadas", acaba de emprestar seu nome a uma
coleção de relógios da marca Euro.
Fronteira A Record assinou contrato sexta-feira e terá, a partir
de 1º de junho, seu sinal distribuído por operadora de TV paga via satélite no
Japão. O canal internacional da Record já é distribuído nos Estados Unidos e em
países da África.
Fica Ex-diretor-geral de produção e programação da Band, Rogério
Gallo deve continuar no grupo Bandeirantes, mas não na emissora aberta, da qual
se afastou em março, após atritos com o vice-presidente Marcelo Parada. Um novo
contrato já está pronto.
Marca Passou a ser chamado de "Big Band" o programa dominical que
José Luiz Datena e Jorge Kajuru devem estrear em junho, na Band. O primeiro
nome, "Tela Cheia", já foi registrado pela Rede TV! em 2002.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
Texto Anterior: Filmes e TV paga Próximo Texto: Programação de TV Índice
|