São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

JOSÉ SARAMAGO, escritor português, Prêmio Nobel de 1998
"Escreveu de tudo. Tinha uma capacidade de trabalho extraordinária, e com seu gênio, seu talento e sua coragem podemos dizer que fez uma bela obra [...]. Sempre viveu com pensamento positivo. É algo bom porque, em tempos de pessimismo como estes, sua lição é a de que sempre há a possibilidade de pensar que algo pode mudar."

EDUARDO GALEANO, escritor uruguaio
"O mundo nos obriga a desconfiar do próximo; o próximo é um perigo que nos ameaça. Mas Mario Benedetti acreditava em outro mundo possível e era um caso raro de escritor generoso que celebrava o êxito dos demais."

JOAN MANUEL SERRAT, cantor espanhol
"Era um homem no melhor sentido da palavra, um homem bom [...]. Ele deixou como legado para a América Latina ideais de liberdade, justiça e solidariedade. Montevidéu não será a mesma sem ele, que nos deixa com o coração um pouco mais despedaçado [...]. Mas Benedetti não nos deixará nunca, suas poesias sempre estarão aí."

ÁLVARO MUTIS, escritor e poeta colombiano
"A América Latina perde um escritor continental, cuja obra refletia o sentir de todos os países da região. No estado atual da América Latina, perder um escritor como Mario Benedetti é uma das maiores perdas."

CRISTINA PERI ROSSI, poeta uruguaia
"Teve muitos leitores porque se comunicava de uma maneira muito direta. Foi um autor muito querido. Nesse sentido, há uma certa diferença em relação a Borges, por exemplo, que sempre foi estimado pelos críticos, mas pouco estimado pelos leitores."

JOSÉ MANUEL CABALLERO BONALD, escritor e poeta espanhol
"Ele havia unido a poesia e a história de uma forma muito hábil e inteligente."


Texto Anterior: Memória: Benedetti fez de sua obra libelo pela reconstrução da realidade
Próximo Texto: Evento: Luc Ferry é tema do "Fronteiras do Pensamento"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.