São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha fará curso de fotojornalismo

Inscrições começam hoje e vão até 13/6; programa de treinamento terá aulas e exercícios práticos e será no 2º semestre

Curso já formou em diversas áreas do jornalismo mais de 500 profissionais, dos quais 90% passaram a trabalhar nas Redações da empresa


DA REDAÇÃO

Atrair e selecionar fotógrafos talentosos e interessados em trabalhar em jornalismo é o objetivo do segundo programa de treinamento em fotojornalismo da Folha, cujas inscrições abrem-se hoje e vão até 13/6.
Para participar da seleção, é preciso preencher a ficha no site www.folha.com.br/treinamento. O processo de seleção se estende até agosto e terá três etapas.
Ao final, de oito a 12 candidatos farão o curso, previsto para os meses de setembro e outubro deste ano. Durante o treinamento, a turma vai conhecer em detalhes o funcionamento do jornal e conversar com os editores e jornalistas da Folha.
Também terão aulas com fotógrafos experientes e farão exercícios práticos de fotojornalismo, tendo como base os princípios do projeto editorial do jornal (leia a íntegra neste site: http://is.gd/ceFPi).

Enfoque multimídia
Assim como nos outros programas de treinamento -de texto e de jornalismo gráfico-, o curso terá uma concepção multimídia. Os participantes conhecerão opções para publicar fotos no jornal impresso e na internet e aprenderão diversas linguagens, incluindo "slide shows" e vídeo.
O programa será patrocinado por Philip Morris Brasil, Odebrecht e Syngenta.
Desde que foi criado, em 1988, o programa de treinamento da Folha já formou mais de 500 profissionais, sendo 426 em jornalismo diário (com ênfase em texto e multimídia) e 72 em jornalismo gráfico (design e infografia).
Em 2005, foi feita a primeira turma integrada, que unia texto, arte e foto. Dela participaram quatro fotojornalistas.
Cerca de 90% de todos os jornalistas formados pelo programa passaram a trabalhar para as Redações do Grupo Folha após o curso.
"A ambição do treinamento é selecionar e preparar a vanguarda do jornalismo: os editores e repórteres especiais do futuro", diz a editora de Treinamento da Folha, Ana Estela de Sousa Pinto.
Ex-trainees dirigem hoje veículos e empresas de todo o país. Dentre eles estão o atual secretário de Redação da Folha Vinicius Mota, o editor de Esporte, José Henrique Mariante e a editora da Ilustrada, Sylvia Colombo. Também fez o curso o editor de Fotografia, Marco Aurélio Canônico, que irá supervisionar o treinamento em fotojornalismo.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: O álbum impossível
Próximo Texto: Intelectual Edoardo Sanguineti morre aos 79
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.