São Paulo, sábado, 19 de junho de 2004

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Verão tropical domina o terceiro dia

Passarela ganha cor e curvas nas criações de Reinaldo Lourenço, Cori, Água de Coco, V.Rom, Iódice e Cia. Marítima

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O verão tropical toma conta da São Paulo Fashion Week. Com Reinaldo Lourenço e a marca de moda praia Água de Coco, o verde das folhas e da Amazônia virou tendência no terceiro dia de desfiles. O evento termina na terça, depois de mostrar 27 coleções no prédio da Bienal, no Ibirapuera.
Um dos mais esperados do evento, Reinaldo Lourenço abriu o dia, exercitando-se de modo criativo, num desfile conciso. Partiu da camisaria masculina para trabalhar variações assimétricas -sempre leves- da peça, em branco, lembrando seus primeiros sucessos, nos anos 80.
O espírito dândi que apresenta a coleção surge logo no início, nos jovens e atuais fraques desconstruídos de maneira inteligente e fashion, com contas indígenas emprestando cor ao total look preto, em calças e bermudas.
As listras vieram em seguida, em vermelho, preto, branco e azul. Mas não é o melhor do desfile. Ainda que bons resultados tenham sido obtidos com a nova forma da calça, sarouel, a padronagem não empolga. O principal momento viria mesmo depois, com as sensacionais estampas em folhagem verde e naquelas mais escuras. Vão ser hit nos shorts (item fundamental da temporada). Combinadas (ou descombinadas), formam o tal crash anunciado pelo estilista. O terninho com nervuras desfilado por Carol Francischini é um excelente exemplo dessa parte.
Tanto que dá vontade de ver mais disso, e menos da volta ao preto que vem em seguida, com os vestidos giletados do final.
Na Água de Coco, uma profusão de motivos tropicais ao som de samba. O mais divertido são as estampas com brilhos e patches de arara, florestas, samambaias e quetais, como na deliciosa melancia no vestido de Michelle Alves.
Na Cori, mais tropicalismos e muita cor. É o verão alegre da marca, sob a mão sempre precisa de Alexandre Herchcovitch, com os melhores momentos nas flores, como na calça capri de cores lavadas, e nos ótimos scarpins com plástico. As estampas são inspiradas na praia e no surfe (tendência da estação novamente).
A Cori continua rejuvenescendo, nos shortinhos e nas fluidas leituras do universo do masculino, que marca cada vez mais presença nas passarelas da SPFW.
As pantalonas e calças que sempre fazem parte do guarda-roupa da Cori voltam em proporções precisas, no branco, na alfaiataria. O sexy aqui é inteligente e sofisticado, perfeito e controlado na saia-lápis com blusinha lady usados por Simone Henke. É um reflexo da nova elegância da moda, menos ostensiva, mais elaborada. Com Alexandre Herchcovitch, a inteligência está nos detalhes.
O momento mais absurdo da noite foi o desfile da marca de moda praia Cia. Marítima, que contou com a nova diva Daniella Cicarelli e também com a modelo Ellen Jabour, que ficou famosa como clone de Gisele, mas que substituiu -à altura- as curvas da übermodel brasileira.
Na cadência dos rappers Fernandinho Beat Box, Rappin'Hood e Gaspar, do Z'África Brasil, a marca desfilou sua moda comercial com estampas florais, babados e tecidos tecnológicos emborrachados, tendências do momento. Mas quem se importa com tendências na moda praia? O importante é ficar gostosa, bonita e desejada.
A V.Rom, dos estilistas Rogério Hideki e Vitor Santos, adicionou o elemento sexy que faltava em suas coleções. A marca abriu o desfile com um rápido strip-tease da modelo Pietra, a bunda dos comerciais de cerveja no Brasil e a próxima capa da revista "Playboy". Foi o suficiente para acordar a platéia.
A vontade de transgredir para o lado B faz a V.Rom vir mais "errada" e mais "falhada". É disso que a moda precisa. Vestida com look original de playmate, a modelo Ana Claudia Michels foi o momento fashion da noite. "Eu não quero tirar essa roupa", dizia no backstage após encerrar o desfile.
Usando a latinidade como tema, a Iódice desfilou seu verão de inspiração "Toureiro Pop" fazendo bom uso do branco com bordados florais. Destaque para o jeans masculino com flores laterais, para a jaquetinha e também para os shorts, que remetem ao calor mediterrâneo.
Na série de looks em chiffon vermelho, o vestido e o maiô de frufrus com estampa de poás em pink são os mais legais. Dificilmente o verde vai ser consumido pelas clientes da marca.
Carol Trentini encerra a apresentação com timing certo, usando look preto com chapéu de toureiro e capa de chiffon com bordados prata.


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