São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA/LANÇAMENTOS

"THE LAST BROADCAST"

Banda tem seu segundo álbum lançado no Brasil

Doves, ex-depressivo, agora exala otimismo

Divulgação
O trio de Manchester Doves, que lança no país "The Last Broadcast", segundo disco da banda


THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Surgido , literalmente, das cinzas, o britânico Doves aparece agora nas lojas brasileiras com "The Last Broadcast". É o excelente segundo álbum do ex-melancólico trio de Manchester.
Aqui, desmonta-se o cenário armado com "Lost Souls", o primeiro, de 2000. Troca-se a depressão, a solidão de um quarto trancado por uma festa lotada na sala de casa. "The Last Broadcast" faz você aumentar o volume do aparelho de som até não poder mais.
É no mínimo inesperada a virada de humor, mas talvez seja esse o "verdadeiro" Doves.
O grupo, formado pelos irmãos gêmeos Andy e Jez Williams e Jimi Goodwin no início dos 90, era conhecido por Sub Sub e fazia... house. Na época, para os jovens do Reino Unido, movidos ao som de Stone Roses e Happy Mondays, na explosão do ecstasy, house era a música que importava. Eles se conheceram no Haçienda, mítico clube que tem agora sua história contada no filme "24 Hour Party People". O trio chegou a emplacar o hit "Ain't No Love (Ain't No Use)" nas pistas. Mas o flash do sucesso foi curto.
Em entrevistas, eles culpam o cansaço com a fama "sem face" que acompanha DJs e produtores de eletrônica (você ouve a música, mas não vê e não se importa com a cara de quem a fez), a morte da acid house e a violência que tomava conta dos clubes britânicos como fatores principais para a mudança de rumo da banda. Talvez uma quase tragédia também tenha dado um empurrão...
Em 1995, quando estava sendo preparado o segundo disco do Sub Sub, um incêndio destruiu o estúdio da banda. Demo tapes, masters, equipamentos, computadores... Tudo perdido.
A ressaca só acabou em 98, quando Andy (bateria), Jez (guitarra) e Jimi (baixo/vocal), rebatizados como Doves, passaram a lançar singles suaves, carregados de certa tristeza, como "The Cedar Room" e "Here It Comes", e que iriam ser a tônica de "Lost Souls". E que fariam o grupo, ao lado de Travis e Coldplay, ser bastante comparado a Radiohead.
Agora, ainda é válido pegar a banda de Thom Yorke como parâmetro. "The Last Broadcast" é um Radiohead otimista, para cima, menos esquizofrênico. Elementos eletrônicos servem apenas de apoio, lá longe, nunca tomam as rédeas ou são o foco das músicas.
O primeiro single tirado do disco, o épico de sete minutos "There Goes the Fear", é um Smiths aquecido pelo verão. Começa como uma balada esperançosa e se transforma numa espécie de marcha rock por uma bateria pulsante. Chegou ao terceiro lugar da parada britânica, mesmo tendo ficado disponível nas lojas, por decisão da banda, apenas no dia de seu lançamento.
"Words" traz os resquícios da era "Madchester" para os anos 2000. "Pounding", música que está em alta rotação em rádios européias, levantou aqueles que foram ao festival de Glastonbury, no mês passado, e deve fazer o mesmo no V2002, em agosto.
Nesse contexto alegre, ficam até meio deslocadas as lentas e belas "Friday's Dust" e "M62 Song", nome da principal via de acesso rodoviário a Manchester.
Numa época em que o rock está sendo revigorado por tanta gente nova (The Vines, mais uns dez só de Nova York) e por discos ótimos de bandas não tão novas assim (Idlewild, Coldplay, Flaming Lips), "The Last Broadcast" não poderia ser mais apropriado.


The Last Broadcast     
Artista: Doves
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 30, em média



Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.