|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MÚSICA/LANÇAMENTOS
"THE LAST BROADCAST"
Banda tem seu segundo álbum lançado no Brasil
Doves, ex-depressivo, agora exala otimismo
Divulgação
|
O trio de Manchester Doves, que lança no país "The Last Broadcast", segundo disco da banda |
THIAGO NEY
DA REDAÇÃO
Surgido , literalmente, das cinzas, o britânico Doves aparece agora nas lojas brasileiras com "The Last Broadcast". É o excelente segundo álbum do ex-melancólico trio de Manchester.
Aqui, desmonta-se o cenário armado com "Lost Souls", o primeiro, de 2000. Troca-se a depressão,
a solidão de um quarto trancado
por uma festa lotada na sala de casa. "The Last Broadcast" faz você
aumentar o volume do aparelho
de som até não poder mais.
É no mínimo inesperada a virada de humor, mas talvez seja esse
o "verdadeiro" Doves.
O grupo, formado pelos irmãos
gêmeos Andy e Jez Williams e Jimi Goodwin no início dos 90, era
conhecido por Sub Sub e fazia...
house. Na época, para os jovens
do Reino Unido, movidos ao som
de Stone Roses e Happy Mondays, na explosão do ecstasy, house era a música que importava.
Eles se conheceram no Haçienda,
mítico clube que tem agora sua
história contada no filme "24
Hour Party People". O trio chegou a emplacar o hit "Ain't No Love (Ain't No Use)" nas pistas. Mas
o flash do sucesso foi curto.
Em entrevistas, eles culpam o
cansaço com a fama "sem face"
que acompanha DJs e produtores
de eletrônica (você ouve a música,
mas não vê e não se importa com
a cara de quem a fez), a morte da
acid house e a violência que tomava conta dos clubes britânicos como fatores principais para a mudança de rumo da banda. Talvez
uma quase tragédia também tenha dado um empurrão...
Em 1995, quando estava sendo
preparado o segundo disco do
Sub Sub, um incêndio destruiu o
estúdio da banda. Demo tapes,
masters, equipamentos, computadores... Tudo perdido.
A ressaca só acabou em 98,
quando Andy (bateria), Jez (guitarra) e Jimi (baixo/vocal), rebatizados como Doves, passaram a
lançar singles suaves, carregados
de certa tristeza, como "The Cedar Room" e "Here It Comes", e
que iriam ser a tônica de "Lost
Souls". E que fariam o grupo, ao
lado de Travis e Coldplay, ser bastante comparado a Radiohead.
Agora, ainda é válido pegar a
banda de Thom Yorke como parâmetro. "The Last Broadcast" é
um Radiohead otimista, para cima, menos esquizofrênico. Elementos eletrônicos servem apenas de apoio, lá longe, nunca tomam as rédeas ou são o foco das
músicas.
O primeiro single tirado do disco, o épico de sete minutos "There
Goes the Fear", é um Smiths
aquecido pelo verão. Começa como uma balada esperançosa e se
transforma numa espécie de marcha rock por uma bateria pulsante. Chegou ao terceiro lugar da parada britânica, mesmo tendo ficado disponível nas lojas, por decisão da banda, apenas no dia de
seu lançamento.
"Words" traz os resquícios da
era "Madchester" para os anos
2000. "Pounding", música que está em alta rotação em rádios européias, levantou aqueles que foram
ao festival de Glastonbury, no mês
passado, e deve fazer o mesmo no
V2002, em agosto.
Nesse contexto alegre, ficam até
meio deslocadas as lentas e belas
"Friday's Dust" e "M62 Song",
nome da principal via de acesso
rodoviário a Manchester.
Numa época em que o rock está
sendo revigorado por tanta gente
nova (The Vines, mais uns dez só
de Nova York) e por discos ótimos de bandas não tão novas assim (Idlewild, Coldplay, Flaming
Lips), "The Last Broadcast" não
poderia ser mais apropriado.
The Last Broadcast
Artista: Doves
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 30, em média
Texto Anterior: Repercussão Próximo Texto: Outros lançamentos Índice
|