São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

'Cidade dos Homens', da Globo, vira filme

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Cidade dos Homens", criada pelo cineasta Fernando Meirelles ("Cidade de Deus") e exibida pela Globo, vai dar origem a um longa-metragem.
No filme, os protagonistas Acerola (Douglas Silva) e Laranjinha (Darlan Cunha), garotos de uma favela do Rio de Janeiro, terão 18 anos. A história mostrará o crescimento da dupla, aproveitando cenas de episódios antigos.
A série, toda filmada em película, começou na Globo em 2000, com "Palace 2", dirigido por Meirelles e baseado no livro "Cidade de Deus" (que deu origem ao filme). Os atores tinham 11 anos.
A previsão da O2, produtora da série, é estrear o longa "Cidade dos Homens" em 2006. A direção deverá ser de Paulo Morelli, sócio de Meirelles na O2. Ele é também coordenador do novo pacote de cinco episódios que a Globo pretende exibir a partir de outubro. A safra começou a ser rodada no Rio na última sexta-feira.
A novidade deste ano é que haverá uma continuidade de um capítulo para outro, apesar de todos apresentarem uma história com começo, meio e fim.
Os diretores serão Morelli, Cao Hamburger ("Castelo Rá-Tim-Bum"), Adriano Goldman (fotógrafo da série), Regina Casé, César Charlone e Meirelles.
O cineasta de "Cidade de Deus", que está trabalhando em um longa internacional, volta ao Brasil em agosto para dirigir o seu episódio, em parceria com Charlone.

OUTRO CANAL

Mina
Na primeira reunião sobre a versão de "Roque Santeiro" para o cinema, a Globo Filmes disse que quer atuar da produção. Os direitos da obra de Dias Gomes foram comprados pela Master Shot. Desta vez, o braço cinematográfico da TV não deve ser parceiro só para a divulgação. Pretende opinar até na escalação do elenco.

Estatueta
O SBT exibe nos sábados de agosto o festival Denzel Washington, que ganhou Oscar de melhor ator em 2002. Os filmes: "Duelo de Titãs", "Dossiê Pelicano", "Possuídos" e "O Furacão".

Internacional
Diretores da BBC de Londres estiveram na TV Cultura em reunião com o novo presidente do canal, Marcos Mendonça. O objetivo é ampliar a parceria entre as duas emissoras públicas, com permuta de reportagens e programação infantil.

Policial
O canal pago USA, que passará a se chamar Universal Channel a partir do mês de setembro, terá em sua nova fase a estréia da série "Touching Evil", produzida pelo ator Bruce Willis.

Urna
Como em pleitos anteriores, a MTV lançará campanha pelo voto consciente dos jovens. Mas, diferentemente das eleições de 2002, desta vez não quer candidatos na programação.

E-mail - laura@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.