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ILUSTRADA
Petista propõe campanha "A Tela É Nossa"
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Na defesa da criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual), a líder do
PT, senadora Ideli Salvatti (SC),
defendeu ontem, em discurso na
tribuna da Casa, o lançamento de
uma campanha chamada "A Tela
é Nossa", inspirada em "O Petróleo é Nosso", da década de 50.
A preocupação da senadora é
com a influência norte-americana
no mercado audiovisual. "Estamos falando de domínio econômico, de domínio cultural, de soberania nacional, de uma situação
que não pode ser debatida em hipótese alguma pelo viés de autoritarismo, de stalinismo, de dirigismo cultural", afirmou Salvatti.
O anteprojeto de lei que cria a
Ancinav foi duramente criticado
no meio cultural, que considerou
o texto uma interferência no conteúdo de produções.
Para embasar seus argumentos,
a líder do PT citou frase de Jack
Valenti, ex-presidente da MPA
(entidade que reúne as maiores
companhias cinematográficas
dos EUA). Segundo Salvatti, Valenti afirmou que seu objetivo era
que filmes americanos dominassem 100% do mercado mundial.
O discurso da senadora foi criticado pelo PFL. "O simples fato de
um partido pensar em um texto
dessa natureza [Ancinav] já estarrece a todos. O fato de originar-se
no próprio governo, no entanto, é
que causa a indignação, principalmente do setor cultural, que
combateu a censura", disse o senador Heráclito Fortes (PFL-PI).
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