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CRÍTICA
Japoneses exploram programa variado
CRÍTICA DA FOLHA
Platéia à meia-luz, ao som
de "Namouna", de Lalo
(1823-92). A luz cai, a cortina se
abre e surge um quadro de bailarinos "clássicos" de branco e tutus. Com essa visão, que não tem
lugar nem data, se iniciou o programa do Tokyo Ballet, sexta passada, no Rio.
A companhia traz um repertório variado. "Suite en Blanc"
(1943), de Serge Lifar, é uma sequência de "tableaux" virtuosísticos, em que os bailarinos não deixam nada a desejar: tirando um
pequeno estranhamento do palco
inclinado do Municipal, o grupo
inteiro foi preciso e harmônico.
"Symphony in D" ("Sinfonia
em Ré", 1983), coreografia de Jiri
Kylián, com música de Haydn,
pode ser vista como paródia do
balé clássico. Há alusões a vários
balés, mas só para dar o ar da dança clássica: os papéis podem estar
trocados ou transfigurados.
Depois da "Suíte" de Lifar, esta
seria uma boa ocasião para observar cada maneirismo do clássico
acentuado na paródia de Kylián.
Mas o Tokyo Ballet faz inovações,
nem sempre na mesma veia do
coreógrafo. A ambientação original -fundo azul etéreo, figurinos
azuis e rosas- foi trocada por
macaquinhos de malha e bonés,
transformando os bailarinos em
operários (de sapatilha).
De onde vem isso? Decerto da
sinfonia "O Relógio" de Haydn
(1732-1809); mas os homens-máquina parecem tão longe de
Kylián quanto do compositor.
Cada um julgará a seu modo o resultado; vale só apontar que essa
"Sinfonia em Ré" não é de Kylián
(embora cada passo seja dele), e
sim uma recriação do Tokyo.
A visão do quadro inicial e a técnica apurada dos bailarinos são
mais fortes na memória do que os
percalços da noite, mas o saldo é
incerto. A mistura de estilos do
Tokyo Ballet não parece bem definida: pode ou não ter força, no futuro, para nos convencer de que
suas fraquezas são de fato virtudes -virtudes que ainda não sabemos ver.
(INÊS BOGÉA)
Tokyo Ballet
Quando: sex., às 22h, e dom., às 17h
Onde: Credicard Hall (av. das Nações
Unidas, 17.955, São Paulo, tel. 0/xx/11/
5643-2500)
Quanto: de R$ 20 a R$ 120
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