UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

A nova música do ano

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Aqui neste espaço você encontra, a toda hora, muitas músicas do ano, bandas do ano, discos do ano. A vida é assim mesmo. A urgência pop é assim mesmo. E elas, a vida e a urgência, nos levam agora até Atlanta, Georgia, terra da banda de rap Outkast.
Banda de dois, Big Boi (com "i", mesmo) e Andre 3000, considerados dois visionários do hip hop dos EUA. Deu para ver isso quando os caras gravaram aquele "Stankonia" em 2001.
O Outkast vai lançar no próximo dia 23 o álbum "Spearboxxx/ Love Bellow". O barulho já começa a ficar grande. Principalmente porque está tudo na internet, e o primeiro single, "Hey Ya", a tal música do ano, já toca em rádio e tem clipe na MTV deles.
O disco é duplo e está dividido. Mesmo.
Big Boi fez um, e Andre 3000 outro. Fizeram totalmente separados. Um não sabia o que o outro estava fazendo até ficar pronto. Ou mais ou menos sabiam. Andre 3000 até produziu algumas faixas do disco do parceiro. Mas não sabia como ia ficar "o todo".
Juntaram, fizeram uma capa onde estão. Divididos.
"Love Below" é a parte de Andre 3000, conhecido como Dre. É um disco, acredite, romântico. E na parte de Dre tem também rock, electro, disco. "Hey Ya" tem uma batida tão sacolejante quanto "Satisfaction", hit do verão europeu do Benny Benassi. Claro, cada um na sua praia.
É uma disco com cara de rock. Rock com cara de rap. O "New York Times" exagera em dizer que é uma música que bem poderia ter aparecido num álbum dos Beatles. Mas vai ver é isso mesmo.
"Hey Ya" já toca em rádios de rock nos EUA. E vai tocar bastante aqui nesta coluna.
  É lançada nesta semana a primeira edição da estilosa revista "Volume 01", de música eletrônica, mas que tem um dedo no rock e na mistureba.
A "Volume 01", ao que parece, vai ser bimestral. No primeiro número a revista dá a capa para o ótimo DJ Renato Cohen, monta o clube dos sonhos, traz um capítulo exclusivo do livro "Todo DJ Já Sambou", o trabalho de arqueologia clubber que a jornalista Cláudia Assef lança no mês que vem.
E ainda procura entender o que acontece com o fenômeno atual no pop, que é roqueiro encher pista clubber e DJs de eletrônica se divertirem mixando sons de guitarra. A "pesquisa" parte, claro, de "House of Jealous Lovers", do Rapture, e do DJ mais cool do planeta, Erol Alkan. A revista ainda dá um curso intensivo de electro-rock e apresenta os nove discos essenciais do gênero.

lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Crítica: Reconciliação nacional é a proposta central do encontro
Próximo Texto: Tim festival: Banda indicada por Jack White é a grande surpresa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.