São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Guerras pouco justificáveis

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É claro que, perto do que fizeram os nazistas, os campos de concentração de japoneses nos EUA eram, mal comparando, como prisão na PF perto do Carandiru. A explicação: atacados em Pearl Harbor, os americanos ficaram com paranóia em relação aos japoneses até o fim da guerra.
Daí a dizer que fossem justificáveis vai uma distância considerável, e é sobre ela que trabalha Alan Parker em "Bem-Vindos ao Paraíso" (TC Emotion, 0h20).
De valor informativo inegável, "Bem-Vindos" deixa-se contaminar pela convenção, ao usar a história do "boy meets girl", prejudicada pelo campo de detenção.

TV ABERTA

Lucky Luke
Record, 14h.
(Lucky Luke). Itália, 1991, 83 min. Direção: Terence Hill. Com Terence Hill, Nancy Morgan e Fritz Sperberg. Inspirado em clássico dos quadrinhos e do desenho animado francês da dupla Morris e Goscinny. Terence Hill encarna o esperto xerife Lucky Luke, que luta para limpar sua cidade da infame gangue dos Daltons.

Aracnofobia
Globo, 15h35.
(Aracnophobia). EUA, 1990, 110 min. Direção: Frank Marshall. Com Jeff Daniels, Julian Sands, John Goodman. Médico com pavor de aranhas muda-se para pequena cidade. Ali, pontificarão as aranhas. Argumento com chance de desenvolver-se sobre a idéia de fobia. Mas não se realiza, exceto comercialmente (nesse ramo, foi um fenômeno).

Mulher Infernal
Globo, 22h20.
(Saving Silverman). EUA/Austrália, 2002, 90 min. Direção: Dennis Dugan. Com Steve Zahn, Jack Black, Jason Biggs, Amanda Peet. Biggs está caído por Amanda Peet. Seus dois melhores amigos acham que é uma roubada e conspiram para que ele se afaste da garota e fique com outra menina, em comédia do habitualmente pouco inspirado Dugan. Inédito.

Glória e Honra
SBT, 2h40.
(Glory & Honor). Canadá, 1998, 94 min. Direção: Kevin Hooks. Com Delroy Lindo, Henry Czerny, Branwen Booth. Os exploradores Richard Peary (Czerny) e Mathew Henson (Lindo) buscam com determinação alcançar, pela primeira vez na história, o Pólo Norte. Isso em 1909. Filme feito para TV.

Intercine
Globo, 2h10.
Abre a semana o escolhido pelos espectadores-votantes entre os brasileiros "O Bandido da Luz Vermelha" (1968, de Rogério Sganzerla, com Paulo Vilaça, Helena Ignez, Pagano Sobrinho) e "Um Candango na Belacap" (1961, de Roberto Faria, com Ankito, Grande Otelo).

A Canção do Sul
SBT, 4h20.
(Song of the South). EUA, 1946, 90 min. Direção: Wilfred Jackson/Harve Foster. Com Ruth Warrick, Bobby Driscoll, James Baskett. No sul profundo (dos EUA), garoto encanta-se escutando as histórias do velho preto velho tio Remus. A parte de animação do filme (dirigida por Wilfred Jackson) e a mistura harmônica de seres reais e desenho animado são considerados pontos altos do filme. Só para São Paulo.

O Abrigo
Globo, 3h55.
(Shelter). EUA,1997, 92 min. Direção: Scot Paulin. Com Costas Mandylor, Brenda Bakke, Charles Durning. Agente americano deixado à própria sorte pelos superiores tem de buscar abrigo junto a criminosos combatidos por seus colegas. Paranóia total. Inédito. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.