São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

GNT exibe o documentário musical "Palavra (En)cantada"

Chico Buarque, Tom Zé e Bethânia falam sobre poética e MPB

CARLOS MESSIAS
DE SÃO PAULO

O canal pago GNT exibe hoje o filme "Palavra (En)cantada", de Helena Solberg, que foi o documentário mais assistido nos cinemas brasileiros em 2009.
O longa procura investigar a relação entre a poesia e a canção popular. Segundo o compositor e crítico literário João Miguel Wisnik, um sem o outro seria como um moinho sem água.
Artistas de diferentes estilos, como Maria Bethânia, Chico Buarque, Martinho da Vila, Lenine e BNegão, concedem depoimentos, interpretam canções e realizam leituras, identificando métricas, rimas e traços de oralidade pura na música brasileira.
O que é bem exemplificado por Tom Zé, em sua performance inspirada (e aloprada) d a canção "Jimi Renda-se". É de rolar de rir.
Chico Buarque relembra quando, na época da faculdade, foi compositor da montagem de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto. O poeta concretista também é citado pelo cantor Lirinha, que costumava recitar os versos cabralinos "Os Três Mal-Amados" nos shows de sua antiga banda, Cordel do Fogo Encantado.

NA TV
Palavra (En)cantada
Estreia do documentário
QUANDO hoje, às 23h15, GNT
CLASSIFICAÇÃO livre



Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: Ex-'BBB' será integrante do 'Casseta'
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.