São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Osesp anuncia apresentações de câmara aos domingos

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com as malas prontas para os EUA, onde a orquestra se apresenta na primeira metade de novembro, o diretor artístico da Osesp, John Neschling, anunciou anteontem na Sala São Paulo a temporada do grupo para 2007.
Além das séries regulares de concertos sinfônicos, e da já existente opção camerística Um Certo Olhar, a temporada traz duas alternativas novas: uma série de câmara, com sete concertos dominicais, e a apresentação, também aos domingos, dos quartetos de Haydn e de Mozart, por grupos integrados por membros da orquestra.
A temporada começa em fevereiro, quando a Osesp toca com o pianista húngaro Deszö Ránki, que será solista da turnê européia que o grupo faz em março. Outro pianista que tocará com a Osesp na Europa é Nelson Freire -ele não se exibe com a orquestra no Brasil em 2007.
A temporada inclui a apresentação, em versão concerto, da ópera "Elektra", de Richard Strauss, e três sinfonias de Bruckner. Foram encomendadas peças aos compositores Liduíno Pitombeira e Flo Menezes, e o norte-americano John Corigliano vem ao Brasil em junho para assistir suas criações e dar "master classes". "Tocar música contemporânea e encomendar obras é nossa obrigação", diz Neschling.
A turnê norte-americana da Osesp começa dia 1º de novembro, no Metropolitan Museum, em Nova York, e termina no dia 18 do mesmo mês, em Fort Lauderdale.
O repertório inclui obras como as "Bachianas Brasileiras nº 4", de Villa-Lobos. O solista da turnê é o violoncelista Antonio Meneses, que, em suas apresentações, vai alternar as "Variações Rococó", de Tchaikovski, e o segundo concerto para violoncelo, de Villa-Lobos.
Meneses não toca em Miami, onde, no dia 9, no recém-inaugurado Carnival Symphony Hall, a Osesp acompanha o festejado tenor argentino José Cura.


Texto Anterior: Adotar é pop
Próximo Texto: Artes plásticas: Exposição de Debret é aberta hoje no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.