São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Queen Rock Montreal"

DVD duplo registra melhor fase do Queen

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria musical muitas vezes se apóia em mudanças cosméticas de produtos já lançados.
Remasterizações, versões estendidas, DVDs com mais extras, tudo isso justifica que o catálogo seja revisitado. Neste caso, um show do Queen em Montreal (Canadá), gravado em novembro de 1981, há que se render ao que foi adicionado.
Filmado em 35mm, "We Will Rock You" (rebatizado aqui "Queen Rock Montreal") já era obrigatório para fãs da banda inglesa e aficionados em geral do rock, pois mostrava o Queen em sua melhor forma. Tinha Freddie Mercury ainda sem problemas de garganta (audíveis no "Queen in Wembley", de 1986) e um repertório menos diluído que o de "Queen on Fire", de 1982, que trazia números do "Hot Space", seu álbum mais constrangedor.
Mas o relançamento, no final deste mês, ainda tem uma pérola: um DVD extra com a lendária apresentação do quarteto inglês no Live Aid.
O show de 13 de julho de 1985 é freqüentemente reputado como o renascimento do Queen perante o público inglês, após um período de discos irregulares e rumores de separação. Muito disso se deve à formidável performance de Mercury.
Dominando cada centímetro do palco, o vocalista consegue controlar a platéia de forma que até uma canção inédita, "Is This the World We Created?", virou um momento.
Desde a entrada, com "We Will Rock You", até momentos ternos, como "Save Me", fica patente a vocação de Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor para as arenas. Destaque para o número em que esse último canta a clássica "I'm in Love with My Car", de "A Night at the Opera".
Mesmo assim, fica a infatigável sugestão: já passa da hora de um lançamento do Queen nos anos 70, como os memoráveis concertos de 1975 e 1979 no Hammersmith Odéon, de Londres, que já têm alguns trechos pululantes no YouTube.


QUEEN ROCK MONTREAL
Artista:
Queen
Distribuidora: St2 Music
Quanto: R$ 45 (em média)
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Música - Crítica/"In Rainbows": Novo Radiohead destroça classificações de gênero
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.