São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

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Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Fernando Donasci/Folha Imagem


Top 10

Sabe aquela menina que andava pela praia no verão passado com cabelo estilo Gisele Bündchen, vestido comprido e o fio branco do iPod saindo dos ouvidos?
Bem, se ela for completamente vítima da moda e seguir as tendências que aparecem para o verão de 2007, será quase outra pessoa -pelo menos no mundo das aparências. Ela terá o cabelo mais escuro, e com franja, usará um macaquinho e terá um telefone que dá acesso à internet na mão. A colunista Nina Lemos ouviu fashionistas e descolados para saber o que fica do último verão, o que chega e o que vai embora para nunca mais voltar -como tudo o que a menina descrita na primeira frase fazia.

ONDA ZERO

Quem quer estar "cool" na Bahia e fugir de confusão deixa Trancoso e Itacaré de lado, e elege a praia da Barra Grande como refúgio. O passeio começa pela chegada ao tranqüilo município de Camamu (foto), onde fica a praia. O lugar seduz pela paisagem preservada e as águas calmas.

 

No Rio de Janeiro, o Arpoador volta à cena e toma o lugar que antes era do ponto da praia de Ipanema apelidado de Coqueirão - trecho localizado entre os postos 9 e 10, que, dois verões atrás, foi invadido por modernos e famosos, incluindo o ator Matt Dillon.

CABELO NA TESTA

"Há um tempão o meu cabeleireiro insistia para que eu deixasse franja e eu negava com medo de ficar meio infantil demais", diz a apresentadora Marina Person, que, há cerca de um ano, deu ouvidos a Luciano Cassolari, que corta seu cabelo, e fez franja, a mesma que usava quando era criança. "Adorei. E reparei que hoje tem até mulher de meia-idade que usa e não fica com ar de adolescente." A franja, como a da Marina, é o corte de cabelo preferido do momento. Vale a desfiada, como a da apresentadora, e a cheia, adotada pela atriz Luiza Mariani e por Roberta Youssef, produtora do Studio SP. "Sempre gostei e hoje não é mais aquele cabelo que as mães cortavam só para tirar o cabelo da criança da cara."

GLOSSÁRIA

"Fazer a". Inicialmente usado no mundo gay e divulgado no livro "Aurélia, a Dicionária da Língua Afiada", que lista as principais gírias gays do país, o termo significa "dar uma de".

 

Exemplo fornecido por Vitor Ângelo, um dos autores do dicionário: "Fazer a Cicarelli, que pode significar tanto armar o circo na praia, transar no meio de uma multidão ou mesmo expulsar alguém de uma festa ou luau".
 

"Mágoa de cabloco" é outra das gírias que estão no dicionário e que deve ser moda no verão. Significa pessoa de má índole ou uma situação ruim. A expressão pode ser usada de forma abreviada, como, por exemplo: "O mar está mágoa".

MAGALI

O restaurante Ritz lançou para a temporada o Absolut Watermelon, mistura de melancia com vodca. A apresentadora Lorena Calábria adorou. "Eu sou um pouco tradicional com drinks, mas essa é uma mistura que deu certo e que tem um glamour. No meu aniversário, fiz parecido, só que misturei vodca com lichia." Sergio Kalil, um dos sócios do Ritz, dá a receita: "Quatro cubos de melancia do tamanho de pedras de gelo, duas colheres de chá de açúcar, uma dose de vodca Absolut Vanilla. É só bater na coqueteleira com gelo, coar e servir em copo alto de dry martini".

ORKUT À MÃO

Primeiro as pessoas começaram a tirar fotos sem parar na praia. Depois, começaram a mandar torpedos com frases impactantes como "estou ao lado de uma barraca vermelha". Neste ano, quem pode tem um BlackBerry -mistura de celular com computador de mão que permite checar e-mails e navegar normalmente na internet do seu aparelhinho de celular. Vantagem: dá para, literalmente, trabalhar na praia. Desvantagem: os muito ansiosos podem deixar de aproveitar o dia para ver se chegou mensagem nova ou checar "quem está no Orkut".

POR UM FIO

Trocar o fio branco do fone do iPod por um preto. Nada mais batido que gente correndo na praia com o fio branco do iPod aparecendo. É ostensivo e atrai assaltantes. Fora que parece que todas as pessoas do mundo são iguais e agora possuem fios brancos que saem das orelhas. Mais vale trocar por um fone preto normal e parar de fazer a linha: "Olhem para mim, estou com um iPod".

 

O Macbook -laptop que grava vídeos e tem até controle remoto- também estará em alta. É ideal para matar o tempo em aeroportos lotados com vôos atrasados.

BORRACHA

As tradicionais sandálias Havaianas. Só que agora metalizadas. As douradas e prateadas fizeram sucesso na última edição do Fashion Rio e começam a ganhar as ruas. As cores mudam, mas o modelo preferido pelos usuários mais exigentes é o tradicional -nada daquele modelão plataforma.

 

E há até quem prefira deixar a tendência das tiras prateadas de lado e procurar uma ainda mais exclusiva para circular no verão. "Gosto daquelas bem antigas, bicolores, de preferência branca e verde. Dá para achar em mercados", diz a estilista Rita Wainer.

SEM GALHO

"Tá vendendo bem, viu?", diz a estilista Rita Wainer, da grife Theodora, sobre o macaquinho, que é aposta de quase todas as marcas para o verão.
Existe a maior variedade da peça no mercado: frente única, jardineira, liso, listrado (as listras são outras das tendências da temporada). A gerente da grife, Bibi Beghini, já tem três. "É a vingança das mulheres como eu, baixas e magras. Passei vontade em vários verões, não fico bem com nada longo." Vestidos compridos, aqueles de Cláudia Abreu em "Celebridade", foram tirados do mapa, para alegria geral da nação.

CHA-LÁ-LÁ

Depois da moda dos karaokês, que transformou uma choperia da Liberdade em reduto de modernos, nada como ter o seu próprio aparelho de videokê. A estilista Carolina Gold tem o seu, e pensa em levá-lo para a Bahia, onde passará as férias. "É perfeito para dias de chuva. É uma coisa que pega. Quando você vê, já foi tomado."

 

Outro objeto de desejo: depois da febre pelo vídeo de Daniella Cicarelli, o sexo na praia entrou no imaginário do verão. O problema é o risco de ser filmado por um paparazzo -ou preso por atentado ao pudor.

IATE CLUBE

O estilo "sou uma mulher rica que anda de iate", de acordo com os experts em moda praia, é o que vai tomar conta das areias mais badaladas. Mas como ser uma "mulher rica" mesmo sem ter iate ou dinheiro? A moda sugere biquínis maiores, clássicos e chiques, com detalhes como argolas. Valem também os tecidos lisos, até mesmo pretos, como os das grifes carioca Lenny e a paulistana Jo de Mer. "Acho que o mega colorido cansou um pouco", diz Carolina Gold, estilista da grife Amapô. "Neste verão, o biquíni tem outra pegada, um pouco mais séria", aposta a moça.

 

Se é para ficar com cara de "mulher rica", nada como usar maiô. Os fashionistas apostam que dessa vez a moda pega e deixa de ser privilégio de senhoras. Tem mais: depois que a Madonna ressuscitou o colante (não o body, mas aquele do início dos anos 80, que as garotas usavam nas aulas de jazz), eles podem ser usados com jeans, minissaia e short. "O maiô é superchique como peça de roupa. Acho que, agora que a Madonna usou, finalmente as pessoas vão perceber isso", aposta, esperançoso, o estilista Dudu Bertholini, da grife Néon.


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