São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

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Nas lojas

Policial
O Plano Perfeito      
SPIKE LEE
Distribuidora:
Universal; Quanto: R$ 44,90
"O Plano Perfeito" dá a impressão inicial de que Spike Lee decidiu filmar um thriller convencional, em que criminosos invadem um banco, tomam clientes como reféns e fazem exigências à polícia. Se fosse apenas isso, já seria ótimo, já que a realização e as atuações de Clive Owen (o líder da gangue) e Denzel Washington (o detetive) são exemplares. Com o desenrolar da ação, no entanto, os temas essenciais do diretor (racismo, identidade americana etc.) se fazem evidentes. Na Nova York paranóica e multirracial da história, todos são culpados, mesmo que se prove o contrário, e um incessante jogo de aparências lança pistas falsas -os ladrões buscam um segredo, não dinheiro. Difícil não lembrar de Guantánamo na cena em que os reféns são obrigados a deitar no chão. (BRUNO YUTAKA SAITO)

Documentário
Um Dia em Setembro     
KEVIN MACDONALD
Distribuidora:
Versátil; Quanto: R$ 37,50
"Um Dia em Setembro" reconstitui, de forma exemplar, o inferno em que se transformou a Olimpíada de Munique (1972), quando oito terroristas palestinos invadiram a vila olímpica alemã e fizeram reféns 11 atletas israelenses. Oscar de documentário em 2000, o filme vai além das famosas cenas dos seqüestradores na varanda do apartamento sitiado e compila ótimas imagens de arquivo e depoimentos de vítimas e de seus familiares, de organizadores daqueles Jogos e de jornalistas que cobriram o evento. Só por isso, já seria um bom documentário. Fica ótimo por trazer uma longa entrevista com o único terrorista sobrevivente, que detalha de forma inédita os preparativos para a operação e o que se passava na cabeça dos radicais no decorrer do seqüestro. (LEONARDO CRUZ)

Comédia
Bonecas Russas   
CÉDRIC KLAPISCH
Distribuidora:
Europa; Quanto: só para locação
Continuação do simpático "Albergue Espanhol" (2002), "Bonecas Russas" retoma a história do escritor e jornalista free-lancer Xavier, agora trintão, mas ainda sem rumo na vida. Como uma espécie de versão menos inspirada e graciosa do alter ego de François Truffaut, Antoine Doinel, Xavier passa o filme atrás de um rabo de saia, sempre à procura da mulher definitiva, daí o título. "Bonecas", no entanto, parece não acreditar na sua própria força e opta por uma faceta kitsch, como se tivesse que explicitar ao máximo suas piadas por meio de recursos visuais. E repete o olhar estereotipado sobre tipos sociais que dominaram o filme anterior. (BYS)

Documentário
Muda Brasil    
OSWALDO CALDEIRA
Distribuidora:
Paramount; Quanto: R$ 29,90
O filme começa com o plenário da Câmara dos Deputados vazio e termina com a cena dos futuros cidadãos na chuva, em 1985, descendo a rampa do Congresso sob a bandeira do Brasil em comemoração à vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Entre uma e outra, Oswaldo Caldeira conta a história daquele estranho processo eleitoral, que, sem voto universal, traduzia a volta da democracia ao país. Nuances de época -como os cortes dos ternos- estão presentes neste filme que deve ter tido, no entanto, mais impacto quanto mais imediatamente foi visto. Muitas das discussões políticas mais específicas e momentâneas ali contidas tinham grande relevância para 1985. Fica a sensação, às vezes, de assistirmos hoje a um telejornal daqueles dias. (RAFAEL CARIELLO)

Drama
Tudo por Dinheiro   
D. J. CARUSO
Distribuidora:
Universal; Quanto: R$ 45, em média
Viagem ao universo de quem "vende certeza em um mundo incerto": consultores esportivos que orientam apostadores. Embora o trabalho de dar palpites seja legal, o mercado de apostas, não -e, ao movimentar cerca de US$ 200 bilhões por ano nos EUA, gera fortunas e dívidas, tensão que o filme trabalha de modo esquemático. Um ex-jogador de futebol americano (Matthew McConaughey) se especializa nesse trabalho em Las Vegas, aceita o convite de um dono de agência (Al Pacino) e se transfere para Nova York. A relação de pai e filho entre os dois sofre turbulências de acordo com o desempenho no acerto de resultados e também por causa da mulher do patrão (René Russo). O ex-consultor Brandon Link, que inspirou a história, fala sobre sua experiência nos extras. (SÉRGIO RIZZO)

Drama
Depois Daquele Baile   
ROBERTO BONTEMPO
Distribuidora:
Videofilmes; Quanto: só para locação
Segundo uma crítica recorrente, em muitos filmes brasileiros, quando um ator fala, os outros ficam parados esperando sua vez. Este longa de estréia na direção do ator Roberto Bontempo, baseado numa peça teatral de Rogério Falabella, reforça essa tese. Num bairro de Belo Horizonte, dois sessentões, Freitas (Lima Duarte) e Otávio (Marcos Caruso), disputam o amor de uma beldade madura e plena de vida (Irene Ravache). O contraste esquemático entre o epicurista Freitas e o reprimido Otávio, bem como as mensagens edificantes sobre o amor na terceira idade e a redundância entre imagem, diálogos e música, acabam por solapar o bom argumento e o ótimo elenco. Os extras mostram que algumas das melhores cenas ficaram de fora. (JOSÉ GERALDO COUTO)

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