São Paulo, segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Ana Ottoni Fotografia
SEGREDINHOS Uma das personagens da atriz Xuxa Lopes (à esq.) ensina, na peça "Simpatia", receita para reconquistar o marido "desinteressado"; foi idéia da diretora Renata Melo (à dir.), que colocou superstição no cardápio do espetáculo, em cartaz no Tuca

Os fins e os meios
O governo Lula fez pesquisa voltada aos funcionários públicos para que eles respondessem a trinta perguntas do questionário "Servidor, teste sua ética".
Surpresa: 49% "admitem assumir riscos e flexibilizar normas de conduta por convicção ou em busca de maior eficiência", informa Marcílio Marques Moreira, presidente da Comissão de Ética Pública. De 2004 até agora, mais de nove mil pessoas responderam ao questionário, disponível no portal do governo na internet.

OS FINS E OS MEIOS 2
Para Marcílio Marques Moreira, o resultado reflete "a tensão permanente entre a eficiência e a ética", que existiria tanto no setor público quanto no privado e que já foi discutida, diz Moreira, por pensadores como Maquiavel e Max Weber.

PÉ NA TÁBUA
O governador José Serra criou uma subsecretaria na Secretaria de Segurança para acelerar os investimentos na área. Este ano, só 40% dos gastos previstos, de R$ 209 milhões, foram empenhados até agora, e só 11,5 %, ou R$ 23 milhões, foram pagos. Quem assumiu o cargo foi William Sampaio.

CONFIANÇA
Apesar da medida, Serra já declarou que considera o secretário Ronaldo Marzagão "brilhante" e de sua confiança. A Secretaria de Segurança diz que a subsecretaria foi criada a pedido de Marzagão. E diz que a maior parte dos investimentos será feita até o fim do ano, com a implantação do sistema de rádio digital no interior.

QÜINQÜÊNIO
A venda de parte da Lew Lara para a TBWA, que deve ser concretizada esta semana, prevê que os publicitários Luiz Lara e Jacques Lewkowicz fiquem à frente do negócio, com 7,5%. Depois de cinco anos, eles podem vender as ações, que terão os preços definidos pela performance da agência no período.

RACISMO
O governo de SP pagará indenização à doméstica Simone Diniz. Em 1997, ela leu anúncio oferecendo vaga para empregada de cor branca. Foi descartada ao dizer que é negra. A Organização dos Estados Americanos considerou-a vítima de "racismo institucional" e responsabilizou o governo brasileiro. Como o caso foi em SP, a reparação a Simone sairá dos cofres paulistas. Projeto que autoriza o pagamento será enviado hoje à Assembléia Legislativa.

SALADA MUSICAL
Duas baladas em uma: o Milo Garage, de Higienópolis, vai se unir ao Clash Club, na Barra Funda, para festa com os DJs residentes das duas casas.

SAMBA
José Ramos-Horta, presidente do Timor Leste e Nobel da Paz, visitará o Brasil em fevereiro. Virá acompanhado do embaixador do Brasil em Díli, Antonio Souza e Silva -que está saindo do posto para assumir a embaixada do Brasil em Maputo, capital de Moçambique.

MECÂNICO
Governos de outros estados estudam "importar" de Minas um modelo para se livrar da depenação de viaturas policiais que é mostrada no filme "Tropa de Elite": por ele, a manutenção da frota é terceirizada para empresas gestoras, que vendem os carros ao governo e se responsabilizam pela manutenção.

CURTO-CIRCUITO

O SAMBISTA PAULINHO DA VIOLA conversa com o público sobre curiosidades de seu CD "Acústico MTV", na livraria Saraiva do shopping Morumbi, hoje, a partir das 19h30.
"ISSO NÃO É NORMAL" é o nome do espetáculo que será apresentado por André Sant'Anna e Vanessa Bumagny, hoje, às 21h, no Espaço dos Satyros Dois, na praça Roosevelt.
O SKATISTA JASON MITCHELL vem dos EUA para o GP Brasil de Skate Slalom, amanhã, às 10h, no Autódromo de Interlagos.
O MÚSICO DAEVID ALLEN e o grupo Gong Global Family tocam hoje, no Teatro Popular do Sesi, e amanhã, no Studio SP.
O QUARTETO A QUATRO VOZES faz show para comemorar o Dia da Consciência Negra, amanhã, às 16h, no Sesc Santo André.
O DRAMATURGO Alex Giostri faz conferência on-line sobre criação literária amanhã, às 15h, no site www.aulavox.com.


com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: A volta do dinossauro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.