São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Banda é como time de futebol", afirma jazzista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma boa notícia para os fãs de Branford Marsalis, atração do evento Telefônica Open Jazz, no próximo domingo. O saxofonista norte-americano trouxe o mesmo grupo que o acompanha desde 2000, com Jeff "Tain" Watts (bateria), Joey Calderazzo (piano) e Eric Revis (baixo). A integração musical deles beira a telepatia.
"Não é fácil explicar como isso acontece, mas somos como um time de futebol. Com o tempo, você percebe como os jogadores gostam de receber a bola para chegar ao gol. Quanto maior é a compreensão entre os músicos da banda, mais fácil é transformar notas isoladas em música", compara o jazzista.
Com mais de 20 de álbuns individuais lançados, além de dezenas de parcerias, Marsalis é um membro do clã musical mais badalado de Nova Orleans, que também destaca seu pai, o pianista Ellis Marsalis, e seus irmãos Wynton, Delfeayo e Jason.
Apesar de já não viver na cidade natal, ele não perde o contato com ela. Em 2007 comandou um belo tributo ao clarinetista Alvin Batiste, no festival de jazz local. Ironicamente, só após a tragédia do furacão Katrina, Nova Orleans viu sua rica cena musical despertar interesse no resto do país.
"É um caso parecido com o do Brasil. Se você fala com um norte-americano sobre música brasileira, ele só conhece a bossa nova. O grande público não consegue entender sons mais locais", diz.
Já com um novo álbum previsto para março de 2009, Marsalis diz que vai intitulá-lo "Metamorphosis" (metamorfose), por registrar uma fase de transição no quarteto. "É um dos discos mais acessíveis que já fizemos. Vamos mostrar um pouco dele no show", promete. (CC)


Texto Anterior: Show une funk de Chaka Khan e jazz de Marsalis
Próximo Texto: CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.